quinta-feira, 15 de março de 2012

Semana da leitura: apresentação da obra "Um chá não toma um xá..."

O escritor Sérgio Guimarães de Sousa apresentou o seu primeiro livro para crianças “Um chá não toma um xá...” com belíssimas ilustrações de Ângela Vieira. Ao brincar com as palavras, o autor ajudou os alunos a contextualizar e a consolidar as palavras homófonas, homógrafas, homónimas e parónimas.
O autor revelou que a sua fonte de inspiração para escrever “Um chá não toma um xá...” tinha sido a sua filha Mimi que não entendia por que razão certas palavras não se escreviam tal como se pronunciavam. Sérgio Guimarães de Sousa deliciou os alunos, professores e encarregados de educação com a história de Ambrósio, o mordomo muito solene em que ele se tornou para a Mimi fazer amizades, na sua nova escola, e deixou um conselho a todos os presentes: se escrevermos todos os dias uma frase, pouco a pouco, a nossa maneira de escrever irá melhorar e o nosso “estilo” afirmar-se-á.


Por fim, três alunos do 5.º A, o Gonçalo, a Inês e a Camila, surpreenderam o escritor e o público. Deram vida ao Xá Bahabur e à cozinheira Isolda e, da cozinha do magnífico palácio, saltaram para a Biblioteca (tudo por causa de um botão de punho muito especial...). Parabéns ao nosso "xá" Gonçalo e às nossas "isoldas" Inês e Camila!

Sem comentários:

Enviar um comentário