sexta-feira, 15 de março de 2019

Projeto "Nosso Mar": a Masseira Ancorense



"A masseira ancorense é um projeto de identidade local que recupera as tradições e que possibilita a existência de um exemplar deste tipo de embarcação no Portinho de Vila Praia de Âncora, em condições de navegabilidade, constituindo-se património de referência para a vila, em geral, e para a comunidade piscatória, em particular. Trata-se de uma iniciativa do NUCEARTES (Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora).
Segundo os autores do livro A Masseira Ancorense, Brito Ribeiro e Celestino Ribeiro, apenas foi possível "graças à generosidade dos carpinteiros da velha Gontinhães…" que se "dispuseram de forma voluntária a trabalhar…"


A BE recebeu o presidente do NUCEARTES, Sr. Brito Ribeiro, na manhã de quinta-feira, dia 14 de março, para a apresentação do livro sobre a embarcação ancorense aos alunos das turmas do 6.º D e do 8.º A.
A masseira ancorense suscitou muito interesse juntos de todos os alunos. Descobriram a origem  e as tradições das gentes do Portinho da Lagarteira
O Sr. Brito Ribeiro explicou a singularidade e as especificidades da embarcação (a forma do casco, o leme, a importância da vela...) e divulgou um pequeno documentário muito interessante sobre a masseira ancorense que cativou a atenção de todos os alunos.
 a singularidade das marcas com que cada pescador identificava a sua masseira e alguma terminologia náutica. Estas sessões permitiram aos alunos compreender e valorizar a importância desse projeto de identidade local e de referência identitária.




Sem comentários:

Enviar um comentário