tendo por foco os alunos do 9º ano de escolaridade
da EBS do Vale do Âncora, as operacionais da GNR - Guarda Nacional
Republicana, desenvolveram um conjunto de três ações de sensibilização
tendo como elemento central a utilização do telemóvel e da internet. Os
problemas relacionados com as potencialidades dos diferentes
equipamentos e da internet em si, hoje com alcances inimagináveis,
acumulam situações de perigo que urge identificar, numa ação preventiva,
para que não seja necessária a atuação policial para a resolução do
problema já instalado. A privacidade assumiu-se central nesta abordagem
dado o incomensurável número de aplicações diariamente instaladas nos
telemóveis e que solicitam acesso a diversos dados, como os contactos.
Por outro lado surgem os riscos associados à geolocalização que
determinam a partilha da localização pessoal com terceiros ou o registo
de hora e local nas fotografias tiradas com o telemóvel e rapidamente
partilhadas nas redes sociais. As compras online e a partilha de
ficheiros cujo download fornece o IP do próprio, deixando-o também, por
essa via, localizado, aliada a outras questões de suscetibilidade comum à
idade dos alunos, não foram esquecidas e espera-se que delas resulte
uma melhor proteção de todos.
JCR | GabCom

Nenhum comentário:
Postar um comentário