Mostrando postagens com marcador Literacias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Literacias. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de março de 2018

Semana da Leitura: Ana Saldanha



Na quinta-feira, dia 22 de março, os alunos do sexto ano participaram, na BE, no encontro com a escritora Ana Saldanha promovido pela Biblioteca Municipal de Caminha.
Previamente, realizaram a leitura orientada do livro Uma Questão de Cor nas aulas de Português, para conhecer um pouco melhor o trabalho da autora. Pesquisaram informações sobre a biografia e bibliografia da escritora, prepararam a dramatização de um excerto da obra estudada, Uma Questão de Cor, e a leitura expressiva de um dos textos poéticos de Ana Saldanha O Cão Desdentado (publicados na obra de José António Gomes, Contos Estrelas em Ti).
Alunos de cada turma participaram na abertura da sessão. Descreveram o percurso profissional de Ana Saldanha, a partir das informações recolhidas e tratadas, e, com muita expressividade, apresentaram a leitura e a declamação dos textos escolhidos à escritora (que ficou muito agradada e bem impressionada pelo trabalho dos alunos).

O Cão Desdentado
Sou um cão como outro qualquer.
Ladro, ronco, rosno latidos.
Quando me enrosco aos pés do dono,
e sonho e durmo a solto sono,
solto ais, suspiros e gemidos.
(...)

Descobre o texto por inteiro na obra que se encontra na BE!


Semana da Leitura: o Mar

Os alunos do 7.º A que optaram pela disciplina Expressão Dramática, encenaram um pequeno espetáculo a a partir da dramatização de vários textos poéticos sobre o Mar. Os alunos do 3.º ano e respetivos professores assistiram entusiasmados ao trabalho teatral com suporte multimédia e musical. No final, todos os presentes aplaudiram e agradeceram aos alunos do 7.º A e ao professor Borlido que abreviaram o seu período de almoço para poder apresentar o seu trabalho.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Semana da Leitura: Era uma vez a água...

A Semana da Leitura envolveu os alunos do 1.º e 2.º anos com a dramatização da história da água, inspirada na obra A menina gotinha de água de Papiniano Carlos, apresentada pelas  alunas de Expressão Dramática do 8.º D, sob a orientação do prof. Borlido.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

História dos comboios em Portugal


 No âmbito do projeto140 anos do comboio em Caminha, a BE recebeu as turmas do 8.º A, 8.º B e 8.º C, acompanhados pelos seus professores, para um encontro com o Sr. Fernando Rosas que os levou a descobrir a história dos caminhos de ferro em Portugal. Os alunos seguiram atentamente o relato das transformações que os caminhos de ferro sofreram ao longo dos tempos. Este antigo ferroviário e dedicado funcionário dos caminhos de ferro apresentou também duas maquetas de duas antigas locomotivas e, no final do encontro, respondeu às inúmeras perguntas da assistência.









História dos comboios em Portugal

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

À descoberta de "Coisasdo Arco-da-Velha": Encontro com o autor



Imagem relacionadaNo dia 16 de fevereiro, a BE recebeu Jorge Esteves o autor da obra Coisas do Arco-da-Velha, Jorge Esteves.
Este encontro  proposto pela prof.ª Maria José Moreira, professora de E. Especial, em parceria com a BE, enquadrou-se a nível curricular no Programa da disciplina de Português de 5.º ano (domínio da Educação Literária) e no Currículo Específico Individual dos alunos NEE envolvidos (disciplina de Comunicação e Linguagem). Esta atividade proporcionou aos alunos a possibilidade de descobrir, pela voz do próprio autor, comunicador por excelência, as histórias que deram origem à grande quantidade de "frases feitas", que são comummente utilizadas por todos nós no nosso quotidiano.
 A obra Coisas do Arco-da-Velha é "o resultado de uma pesquisa orientada pelo amor à língua portuguesa e ânsia de conhecimento do autor que nos conduz a viagens no tempo, à descoberta da origem, ou possíveis origens, de cerca de 320 aforismos comummente usados neste nosso idioma. Frases feitas que, tendo ou não sofrido transformações ao longo do seu percurso, ainda vigoram nos dias de hoje..." (https://portal.autores.club/)
Os alunos das turmas B e D de quinto ano e os seus respetivos professores e diretores de turma, assim como os alunos de 9.º A, abrangidos pela medida CEI, prepararam o encontro com o apoio da professora Maria José Moreira. Selecionaram várias máximas, transcreveram-nas e registaram os seus comentários e as suas dúvidas com algumas ilustrações. No encontro, apresentaram ao autor os seus trabalhos.
Jorge Esteves, a partir dos trabalhos dos alunos e através de alguns provérbios, ditados populares, frases feitas..., explicou o caminho fascinante que esses adágios percorreram desde a sua origem (tão antiga quanto a própria linguagem) até aos nossos tempos.
Cativou os alunos ao relatar como se  formou a expressão Ter bichos carpinteiros e ao fazer várias referências culturais, nomeadamente à civilização romana e à produção de telhas para explicar o adágio Fazer as coisas em cima do joelho, à faina dos marinheiros para Morder os calcanhares...
Alunos e professores mostraram-se muito interessados e, por vezes, surpreendidos com as origens de certas expressões.
 O encontro finalizou com a intervenção do aluno do 9.º A, Miguel S. que ofereceu ao autor um cartaz alusivo ao aforismo Estar -se nas tintas. O Miguel deu a conhecer a possível origem à assistência, ao explicar que as vestes de um pintor estão sempre manchadas com tintas e, como os pintores não se importam de usar essas vestes, surgiu a expressão"está-se nas tintas".
O Miguel referiu, de seguida, outra expressão com o mesmo significado "estar-se marimbando" e explicou que os tocadores do instrumento de percussão, a marimba, ficam de tal forma envolvidos pela sua música que esquecem tudo à sua volta, ou seja, "estão-se marimbando" para tudo!
O autor comentou que tinha dúvidas quanto à origem dessas expressões e que, através as suas pesquisas, ainda não tinha conseguido uma resposta satisfatória, prova de um trabalho exigente.
No final, o autor Jorge Esteves comunicou a sua satisfação pela participação e interesse dos alunos e ofereceu um exemplar da sua obra Coisas do Arco-da-Velha à nossa BE!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O Carnaval dos Animais

O Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns
Sinopse
O Carnaval dos Animais é uma fantasia zoológica e musical composta por Camille Saint-Saëns (Paris, 1835 - Argel, 1921) para a Terça-feira de Carnaval de Paris de 1886. Inspirado nesta obra, o texto, poético e delicado, de José António Abad Varela interpreta as catorze breves peças desta humorística composição musical, pensada em jeito de paródia, como a celebração do aniversário do rei da selva, o Leão, ao qual ocorrem os mais díspares animais, cujo desfile então começa…

Comentário de Pedro M. Silva:
"Cada um dos pequenos andamentos  – interpretados pela Academy of London – tem direito a uma ilustração só para si (da autoria de João Vaz de Carvalho), que se lê como um quadro, numa história (texto de José Antonio Abad Varela) que mostra que, na selva, é mesmo o leão quem tem a última palavra sobre quando deve começar a festa. Afinal de contas, é o seu aniversário que estamos a celebrar, e para além dos animais há também ossos e esqueletos fluorescentes que não dizem que não a um pé de dança. Música maestro, que a arca de Noé está a viver uma festa de arromba!" 

 Para descobrir este carnaval muito especial, clicar em:

Atividade:
Os professores de Ed. Musical responderam ao convite da BE e apresentaram a obra de C. Saint-Saëns às suas diversas turmas do 2.º ciclo. Em articulação com a Equipa da BE, fizeram a promoção do livro editado pela Kalandraka. Foram lidos pelos Amigos da BE e pela PB alguns excertos da história e depois  foram apresentadas as respetivas peças da composição musical. Os alunos curiosos e atentos seguiram os rugidos do Leão e o canto do Cuco e divertiram-se ao descobrir a peça sobre os fósseis. A apresentação musical foi realizada em suporte digital.










segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Internet Segura

Em parceria com a GNR/ Escola Segura, foram implementadas várias sessões de sensibilização para a segurança na Internet, no âmbito da celebração de Dia da Internet Segura, 6 de fevereiro. 
Esta atividade pretende principalmente promover uma cultura de segurança na escola e o uso responsável, crítico e seguro da Internet e das Redes Sociais.
A primeiro sessão ocorreu na passada sexta-feira 2 de fevereiro com elementos da comunidade escolar. Pais, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários desta escola participaram numa sessão de reflexão e de debate com  os agentes promotores do programa Escola Segura.
Alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos também participaram. Debateram a “pegada digital”e abordaram, com muito propósito, questões ligadas ao cyberbullying, ao furto de identidade, à privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais, temas muito sensíveis e atuais!

sexta-feira, 3 de março de 2017

7 Dias, 7 Dicas sobre os Media: direitos de autor





Internet Segura

Para alertar sobre o uso responsável e crítico da Internet e das redes sociais, os alunos do 1.º e 2.º ciclo participaram em várias sessões de sensibilização, dinamizadas em parceria com a GNR/ Escola Segura, durante o mês de fevereiro.
 Nessas sessões, os alunos foram avisados para reduzir a sua “pegada digital”, contribuindo assim  para um uso da Internet mais seguro. Além disso, foram abordados temas muito sensíveis e atuais que responderam às preocupações de muitos alunos como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais.