Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Projeto Nosso Mar

As Lendas do Mar deram mote a visita ao Nosso Mar. No passado dia 16 de novembro, os alunos das turmas do 3° ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora exploraram, junto ao Mar, mais uma Lenda do Mar, no âmbito da ação UMMAR de Trabalhos que, sob a orientação dos docentes Marília R.e António G., têm promovido a ligação ao Mar pela leitura.
O som, o cheiro, a visão ou o tacto, intensificaram e apelaram assim a uma atenção ímpar dada à segunda lenda do livro "Lendas do Mar", de José Jorge Letria, com o título "Grão a grão se trava o mar", lida junto ao Mar e explorada em momentos posteriores, em sala de aula, numa apropriação pedagógica que concorre para o projeto integrador Nosso Mar. 
 "UMMAR de Trabalhos" marca assim o trilho de aprendizagem que se têm afirmado, desde o início do ano letivo, na Escola e na Comunidade, justificando e valorizando o "Nosso Mar" como opção de influência local na construção dos saberes dos alunos da EBS do Vale do Âncora, aqui enriquecida pela ação exploratória da literatura.
Nesta atividade participaram ainda os alunos do 2°ano e do 4°ano, acompanhados pelos respetivos docentes titulares das turmas, professoras Cidália B. e Idalina P., bem como o coordenador de estabelecimento, professor Flamiano Martins. 




O mar é o espaço natural das viagens, dos sonhos, dos mistérios e das lendas. Ler estas lendas é conversar baixinho com o mar, num país que não pode ser contado nem imaginado sem ele.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

II Festa do Livro de Caminha

Iniciou-se a II Festa do Livro de Caminha, uma organização conjunta da Biblioteca Municipal de Caminha e do Agrupamento de  Escolas S. Pais em parceria com a Livraria Bertrand de Viana do Castelo.

Os alunos do 4.º ano da nossa escola foram os primeiros a participar. Assistiram, com muito interesse, à apresentação da obra Água Doce, fluir com o rio pelas duas autoras, Danuta Wojciechowska ilustradora consagrada e premiada, e Joaninha Duarte. 
A obra "através de uma linguagem lúdica, jogos e atividades, assinala a importância e a urgência de proteger os cursos de água e os seus ecossistemas. Ao mesmo tempo destaca-se a riqueza deste património, do ponto de vista material e imaterial. Recorrendo a curtas narrativas, factos científicos, dicas e curiosidades, estimula-se a imaginação da criança e o seu sentido crítico perante o modo como usamos a água doce. Com esta ferramenta educativa, as autoras convidam à participação. Os desafios propostos procuram o envolvimento, por via do desenho, da escrita e da experimentação. De um modo abrangente, promove-se a criatividade da criança e a cidadania ativa, no contexto do desenvolvimento sustentável."(informações recolhidas de https://www.fnac.pt).

 
 Para saber mais, clica: Água Doce, fluir com o rio 





De seguida, foram os alunos do 2.º ciclo a deslocarem-se à Biblioteca Municipal de Caminha. Assistiram à leitura expressiva, acompanhada com música, da obra "As Naus de Verde Pinho" de Manuel Alegre, apresentada pelos alunos do 6.º A/B da EBS de Caminha.
Foram ainda recompensados os alunos que se destacaram em concursos escolares:

-Matilde Simões Seixas, aluna da EBS do Vale do Âncora, vencedora da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no seu escalão etário (2º ciclo) e representante do distrito de Viana do Castelo na final nacional a realizar em Pombal, no próximo dia 10 de junho;
-José Pereira, aluno da EBSde Caminha, menção honrosa no concurso "Uma Aventura Literária".

II Festa do Livro - Dia 3


Ler mais: https://bibcouraminho.webnode.pt/products/ii-festa-do-livro-dia-3/

terça-feira, 8 de maio de 2018

terça-feira, 24 de abril de 2018

Dia da Liberdade: O Tesouro

Os alunos do 5.º ano realizaram atividades de leitura orientada da obra de Manuel António Pina, O Tesouro, na sala de aula e na BE. Os alunos, muito curiosos e espantados ao descobrir a ditadura do Estado Novo, quiseram saber mais sobre os graves problemas que os portugueses (adultos e jovens)  enfrentavam e os constrangimentos com que as crianças lidavam no quotidiano. Consultaram a mostra de obras sobre o 25 de abril de 1974 da BE.
Todos os alunos admiraram-se com as grandes restrições impostas às jovens e mulheres portugueses que limitavam a sua autonomia e o seu futuro. "Que sorte nós temos!" exclamou-se a aluna Inês R.



quinta-feira, 19 de abril de 2018

À descoberta de... Sophia de Mello Breyner Andersen


Os alunos do 5.º D realizaram um trabalho de pesquisa para descobrir o percurso literário da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen. Preencheram um guião a partir de informações apresentadas em diversos suportes, Dicionário de Biografias, o Instituto Camões (página da Internet) e cartaz, sob orientação da sua professora de Português, Paula C., e com o apoio da Equipa da BE.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Auto da Barca do Inferno (adaptados aos mais novos)

Os alunos do 9º A apresentaram aos seus colegas mais novos do 7.º B acompanhados pela sua professora de Português, Catarina R. a obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, adaptada por Rosa Lobato Faria, no âmbito do projeto "Clássicos contados às crianças".  
Previamente, os alunos explicaram aos seus colegas da turma B a ação da obra, centrada no julgamento onde os juízes, um Anjo e um Diabo, discutem quem entrará na barca, condenando os seus passageiros à viagem para o Céu ou para o Inferno. 
A assistência ficou logo rendida e seguiram com muito apreço a leitura expressiva da obra. Os alunos do 9º A empenharam-se na preparação da atividade e contaram com o apoio da sua professora de Português, Helena B., e da equipa da BE.






sexta-feira, 13 de abril de 2018

Internet segura: Alerta Premika! Risco online detetado

A Equipa da BE com o apoio da professora titular do 4.º ano e dos professores de Português prepararam os alunos para a sessão de sensibilização para o uso responsável e os perigos da Internet e das redes sociais promovida pela, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança.

     Foi com mais frequência que começaram a chegar à linha SOS Criança (217 931 617, ou pelo número gratuito 116 111) chamadas sobre bullying e de cyberbullying na escola. Foi a partir destes "pedidos de ajuda e de denúncias" que o Instituto de Apoio à Criança (IAC) começou a pensar em "instrumentos que pudessem, de forma lúdica e pedagógica, ajudar os miúdos a pensar sobre estas coisas", explica Cláudia Manata, professora a trabalhar na associação responsável por esta linha. Foi assim que a docente se associou à autora Raquel Palermo e à investigadora Teresa Sofia Castro e, juntas, criaram o projecto "Alerta Premika! Risco online detectado". O primeiro livro é apresentado neste sábado, às 16h, na livraria Barata, em Lisboa.


PÚBLICO -

Premika, um ser que é meio-robô e meio-humano, nasceu da vontade das autoras de ajudar os mais novos, os do 1.º e 2.º ciclo, a lidar com os desafios da Internet. A personagem, desenhada pela ilustradora Joana M. Gomes, que só os mais pequenos vêem e que muda de cor conforme o estado de espírito da criança, surge com o propósito de os ajudar, sem nunca falar, mas conseguindo fazer-se compreender. A sua missão é que as crianças saibam lidar com sentimentos como a solidão, o medo, a tristeza ou a frustração. "A ideia é que percebam que há riscos na Internet e como podem evitá-los", sublinha Cláudia Manata.
Este é o primeiro livro de uma colecção. O segundo já está a ser ultimado. E a intenção é que sejam trabalhados nas escolas ou em casa, por exemplo, numa leitura partilhada entre pais e filhos, antes de deitar. Raquel Palermo explica ao PÚBLICO como funcionam os livros: o leitor, ao longo da história, vai deparando-se com várias escolhas, decide a que quer seguir (o que significa que tem de ir até à página indicada para continuar a ler) e, cada uma dessas opções levam a fins diferentes. O objectivo é que as crianças reflictam sobre os caminhos que podem seguir. Quanto aos pais, o livro tem como propósito alertá-los para a necessidade de acompanharem os filhos – no final há um capítulo com dicas para navegar com segurança na Internet; e um glossário.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Semana da Leitura: Recital de Poesia e da Primavera

Alunos e docentes do 1.º, 2.º 3.º e 4.º anos (e ainda alguns Encarregados de Educação) reuniram-se para festejar a poesia e a natureza no recital da Semana da Leitura. Com o apoio dos seus professores, os alunos prepararam com muito empenho a declamação de diversos textos poéticos (selecionados das obras de Cecília Meireles, Eugénio de Andrade) e de dois textos em língua inglesa, Spring is Here e Five Little Seeds. Abrilhantaram a celebração com a declamação muito expressiva dos textos selecionados  e ainda com as apresentações musicais do texto poético Ou isto ou Aquilo pela Lena d'Água e do hino Eco-Schools Sustainable is Possible - Generation Next no âmbito do Projeto Eco-escolas. Parabéns a todos!









Semana da Leitura: Escrita Criativa


sexta-feira, 23 de março de 2018

Semana da Leitura: Ana Saldanha



Na quinta-feira, dia 22 de março, os alunos do sexto ano participaram, na BE, no encontro com a escritora Ana Saldanha promovido pela Biblioteca Municipal de Caminha.
Previamente, realizaram a leitura orientada do livro Uma Questão de Cor nas aulas de Português, para conhecer um pouco melhor o trabalho da autora. Pesquisaram informações sobre a biografia e bibliografia da escritora, prepararam a dramatização de um excerto da obra estudada, Uma Questão de Cor, e a leitura expressiva de um dos textos poéticos de Ana Saldanha O Cão Desdentado (publicados na obra de José António Gomes, Contos Estrelas em Ti).
Alunos de cada turma participaram na abertura da sessão. Descreveram o percurso profissional de Ana Saldanha, a partir das informações recolhidas e tratadas, e, com muita expressividade, apresentaram a leitura e a declamação dos textos escolhidos à escritora (que ficou muito agradada e bem impressionada pelo trabalho dos alunos).

O Cão Desdentado
Sou um cão como outro qualquer.
Ladro, ronco, rosno latidos.
Quando me enrosco aos pés do dono,
e sonho e durmo a solto sono,
solto ais, suspiros e gemidos.
(...)

Descobre o texto por inteiro na obra que se encontra na BE!


Semana da Leitura: autores consagrados

No âmbito do projeto Grandes Leitores, foram apresentados a todos os alunos do sexto ano dois autores consagrados no âmbito da Literatura Infanto-Juvenil: Roald Dahl e Kate DiCamillo.
Os Grandes leitores, Valéria F., Matilde R. e Gabriela A., deram a conhecer a biografia e as obras publicadas em Portugal dos escritores galardoados e leram excertos do livro "As Bruxas" de R. Dahl e "Por causa de Winn-Dixie" de K. DiCamillo.



quinta-feira, 22 de março de 2018

Semana da Leitura: Celebrar a Natureza

Alunos do 5.º e 6.º anos, durante a Semana da Leitura, realizaram trocas literárias para celebrar o Dia da Poesia e o Dia da Árvore. Apresentaram textos poéticos de diversos autores, Jorge Sousa Braga, João Pedro Mésseder,  Francisco D. Mangas e Ana Saldanha. Celebraram a Natureza ainda em língua inglesa, com os textos I am an Oak Tree, Wake up! e Goodbye Winter.