Mostrando postagens com marcador Valores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Valores. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial: Soldado Milhões

 

No âmbito das celebrações do Centenário do Armistício da Grande Guerra e em parceria com a Câmara Municipal, todas as turmas do 9º ano e do ensino secundário das EBS do Agrupamento assistiram, primeiro, ao trailer (produzido pelo município) que honra os militares do concelho que estiveram na Primeira Guerra Mundial e, de seguida, ao visionamento do filme "Soldado Milhões" de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora. Muitos alunos ficaram muito bem  impressionados com a qualidade do filme e o bom desempenho dos atores.
Sinopse do filme:
Como tantos outros portugueses, Aníbal Augusto Milhais foi enviado como soldado para Flandres (Bélgica) durante a Primeira Grande Guerra. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector defendido pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP). Em poucas horas, naquela que ficaria conhecida como Batalha de La Lys, perderam-se mais de 7.500 homens. Contrariando ordens superiores e armado apenas com uma metralhadora Lewis, Milhais enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs, garantindo a retirada de vários companheiros. Pela coragem demonstrada no campo de batalha, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que "se chamava Milhais, mas valia milhões", através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.
Para mais informações sobre o filme, consultar:

Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial

"A Câmara Municipal de Caminha e o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais vão homenagear os combatentes caminhenses da Primeira Grande Guerra, numa cerimónia que terá lugar sábado, dia 17, a partir das 10H00. A Homenagem aos Mortos da Grande Guerra integra o programa do evento “Do Armistício da Grande Guerra ao Assassinato de Sidónio Pais”, que está a ser promovido em Caminha até 14 de dezembro.
Do Armistício da Grande Guerra ao Assassinato de Sidónio Pais” tem como objetivo assinalar dois factos históricos, o Armistício e o Assassinato de Sidónio Pais, avaliando o impacto que ambos tiveram no Município.
A cerimónia Homenagem aos Mortos da Grande Guerra inicia com a inauguração do futuro “Largo dos Combatentes”, em pleno Centro histórico de Caminha, pelas 10H00, seguida da inauguração da mostra bibliográfica ‘A Livraria do Coronel Júlio Torres’ e da exposição “Da Batalha de La  Lys ao Armistício” (...)

Para saber mais, consultar a página:
 Comemorações do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial


As cerimónias públicas decorrem entre 9 de novembro e 14 de dezembro de 2018 com a participação dos alunos das EBS doAgrupamento.


quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Outono em Festa!



Durante a última semana de outubro, os alunos celebraram o outono, a época de colheitas e o reavivar de costumes ancestrais. Realizaram várias atividades centradas na planta rainha desse mês (sobretudo no seu fruto), a abóbora. O desenvolvimento deste projeto resultou da articulação curricular e do trabalho colaborativo entre a BE e os professores de Português, Ciências Naturais, Educação Especial, EMRC, Inglês e Apoio ao Estudo com turmas e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, valorizando assim os saberes e as experiências de todos. 

Nas aulas de Ciências Naturais, com o apoio dos seus professores,  Eugénia C. e  Isidoro R., as turmas do 2.º ciclo tiveram oportunidade de desenvolver uma metodologia experimental com a experiência de deteção de amido nos alimentos, nomeadamente na abóbora, na batata e no nabo, a partir da observação da reação do iodo ao amido. Os alunos de 6.º ano verificaram, ainda, a importância da abóbora na Dieta Mediterrânea e o seu contributo para uma alimentação completa, equilibrada e variada. Nas aulas de Matemática, as abóboras moranga e outras variedades envolveram-se em problemas e os alunos souberam encontrar soluções!




 As Três Abóboras (adaptada da obra Teatro às três pancadas de António Torrado), com o apoio precioso do aluno Duarte F. e do seu professor de AVD, prof. Álvaro A. para a confeção da abóbora milagreira. Todos os alunos da turma dedicaram-se à memorização do texto dramático e aos ensaios, com muito empenho, e conseguiram apresentar a peça a todas as turmas do 4.º, 5.º e 6.º anos e respetivos professores, que se mostraram deliciados com a representação. A dramatização deste conto trouxe, para esta celebração, o prazer de ver e ouvir histórias antigas e universais da tradição oral que atravessam gerações.
A turma do 6.º D, desafiados pela sua professora de Português Paula C. e pela PB, prepararam a  dramatização da peça


Na BE, os alunos do 6.º ano responderam, com o apoio da Equipa da BE, a perguntas sobre a origem da abóbora, as variedades conhecidas e consumidas em Portugal e a sua ligação à festa do Hallowe'en, no âmbito da literacia da informação, a partir da leitura, seleção e registo de informações essenciais dos documentos expostos na BE sobre essa planta.

Os alunos e professores de educação especial trouxeram para a comunidade escolar a confeção do famoso doce de abóbora e o jogo da Horta das Abóboras que conheceu muito sucesso e levou muitos alunos da escola a participar durante os seus intervalos.


sexta-feira, 18 de maio de 2018

Internet segura: notícias falsas!

Devemos ter consciência da existência de notícias falsas. Assim, temos de ser críticos antes de recolher e partilhar  informações. 
A informação credível identifica sempre a sua origem. Informação sem autor é má informação ou, pelo menos, não apresenta garantias de ser informação de qualidade. Se a responsabilidade da informação é de uma entidade conhecida e credenciada, então, provavelmente, a informação é credível.
Se a informação que recolhemos estiver numa página pessoal, sem identificação do autor ou das fontes a que este recorreu, então é arriscado confiar nessa informação.

Se temos dúvidas sobre a informação que recolhemos, devemos aplicar o nosso bom senso, ou então perguntar a um professor ou aos pais, de modo a confirmar as fontes e/ou a fiabilidade da informação.
Ao utilizarmos fontes de referência existentes na Internet, para a realização de trabalhos escolares, temos que ter em conta:
                        -a utilização de várias fontes de informação e a comparação da informação recolhida;
                          -a referência aos autores, sempre que se utiliza as ideias de uma obra;
-a indicação dos nomes dos sítios da Internet ou a referência bibliográfica consultados.

(Informações recolhidas da página: www.seguranet.pt)

terça-feira, 24 de abril de 2018

Dia da Liberdade: celebrar o 25 de abril de 1974

Os alunos da EBS do Vale do Âncora participaram com muita alegria na celebração do Dia da Liberdade, abrilhantada pelas professoras Maria José M. e Anabela S. (vozes) e pelos professores Celestino R. (viola) e Luís B. (seleção de materiais e suporte digital). 
O primeiro festejo reuniu alunos e docentes do 1.º ciclo que assistiram ao vídeo 25 de abril - Infominuto (da plataforma educativa organizada pela RTP). Envolveram-se com muito entusiasmo nas músicas de José Afonso "Venham mais cinco", "Os Vampiros e "Grândola, Vila Morena".  
Os segundo e terceiro festejos juntaram alunos e professores do 2.º ciclo e do 3.º ciclo/E. Secundário que iniciaram a celebração com o visionamento do noticiário da RTP do dia 25 de Abril, após o MFA ter ocupado as instalações da Radio Televisão Portuguesa. Foi a vez, depois, dos alunos das turmas do 8.º B e 8.º D intervir com a leitura expressiva do poema de José Ary dos Santos As portas que abril abriu. Por fim, alunos, professores e docentes empolgados entoaram com emoção as músicas de Zeca Afonso.










Dia da Liberdade: cronologia

Para a celebração do 25 de abril 1974/Dia da Liberdade, a Equipa da BE preparou uma mostra de documentos (livros de História, de ficção e poesia, enciclopédias, revistas e cartazes ) e uma exposição 25 de abril de 1974, Cronologia. Dinamizou ainda um atelier de produção de cravos (com reciclagem de alguns materiais). Docentes de Historia e Geografia de Portugal e de Português aproveitaram os materiais e documentos expostos para as suas aulas.








Dia da Liberdade: O Tesouro

Os alunos do 5.º ano realizaram atividades de leitura orientada da obra de Manuel António Pina, O Tesouro, na sala de aula e na BE. Os alunos, muito curiosos e espantados ao descobrir a ditadura do Estado Novo, quiseram saber mais sobre os graves problemas que os portugueses (adultos e jovens)  enfrentavam e os constrangimentos com que as crianças lidavam no quotidiano. Consultaram a mostra de obras sobre o 25 de abril de 1974 da BE.
Todos os alunos admiraram-se com as grandes restrições impostas às jovens e mulheres portugueses que limitavam a sua autonomia e o seu futuro. "Que sorte nós temos!" exclamou-se a aluna Inês R.



sexta-feira, 13 de abril de 2018

Internet segura: sessão sobre os riscos online

A professora Cláudia Manata, coautora do livro Alerta Premika! Risco online detetado dinamizou três sessões de sensibilização sobre a utilização da Internet e das redes sociais, dirigidas aos alunos do 4º, 5.º e 6.º anos, na BE da EBS do Vale do Âncora. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
A partir do livro e, sobre tudo, das duas personagens Premika e Marta, a autora envolveu os participantes no enredo da história e fê-los refletir sobre o uso incorreto das redes sociais (Facebook, Instagram...) e sem supervisão parental. 
A professora Cláudia Manata despertou a curiosidade e o interesse dos alunos ao explicar-lhes que o livro baseou-se em pessoas e factos reais e que apresentava diversos enredos. Consoante as opções da protagonista a história podia seguir vários caminhos com finais diferentes (consequências das escolhas feitas pela Marta). Os alunos responderam com entusiasmo às solicitações da autora. Partilharam vivências e experiências nas redes sociais e colocaram também várias questões.
A professora Cláudia Manata  apresentou ainda vídeos pedagógicos, produzidos pela GNR e  por outra entidades responsáveis pela educação e segurança, que causaram com forte impacto nos alunos. 
Para encerrar cada sessão, a autora envolveu todos os participantes num final musical, com um rap composto por uma aluna Beatriz S. da EB2,3 Ferreira de Castro.

Foram adquiridos vários livros pelos alunos, cujo valor reverte para o Instituo de Apoio à Criança, e no final autografados pela sua coautora.





quinta-feira, 22 de março de 2018

Semana da Leitura: Era uma vez a água...

A Semana da Leitura envolveu os alunos do 1.º e 2.º anos com a dramatização da história da água, inspirada na obra A menina gotinha de água de Papiniano Carlos, apresentada pelas  alunas de Expressão Dramática do 8.º D, sob a orientação do prof. Borlido.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Internet Segura

Em parceria com a GNR/ Escola Segura, foram implementadas várias sessões de sensibilização para a segurança na Internet, no âmbito da celebração de Dia da Internet Segura, 6 de fevereiro. 
Esta atividade pretende principalmente promover uma cultura de segurança na escola e o uso responsável, crítico e seguro da Internet e das Redes Sociais.
A primeiro sessão ocorreu na passada sexta-feira 2 de fevereiro com elementos da comunidade escolar. Pais, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários desta escola participaram numa sessão de reflexão e de debate com  os agentes promotores do programa Escola Segura.
Alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos também participaram. Debateram a “pegada digital”e abordaram, com muito propósito, questões ligadas ao cyberbullying, ao furto de identidade, à privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais, temas muito sensíveis e atuais!

terça-feira, 20 de junho de 2017

Na BE ...

 À descoberta da BE...

 Os "finalistas" do JI de VPÂ visitaram as instalações e descobriram com muito interesse as várias áreas e a coleção da nossa BE.




Era uma vez na BE...
Tal como já tinha sucedido no segundo período, os Amigos da BE, orientados e muito apoiados pelo professor Fernando Borlido, prepararam a dramatização do conto de Charles Perrault O Gato das Botas, a partir do teatro de sombras.
Ajudaram o professor Borlido a recortar algumas personagens e a preparar o cenário. Aprenderam a manipular, entre a luz e a tela, as várias personagens fixadas em varas. Treinaram com muito empenho a apresentação do conto, conciliando a leitura dramática e a manipulação das personagens e do cenário.
Depois de bastante esforço e numerosos ensaios, fizeram sete representações de O Gato das Botas aos colegas do 3.º, 4.º,  5.º e 6.º anos que se entusiasmaram com o trabalho apresentado.






sexta-feira, 17 de março de 2017

À descoberta dos livros...



A ILHA NA RUA DOS PÁSSAROS
de URI ORLEV 

Para descarregar a proposta, clica em:
A ilha na Rua dos Pássaros de Uri Orlev

Sinopse:
A Segunda Guerra Mundial está em curso. Os tempos são difíceis na Polónia, especialmente para os judeus. Alex é judeu e tem onze anos. Quando a sua mãe desaparece e o pai é “seleccionado” pelo exército alemão para ir para um destino desconhecido, Alex, completamente sozinho, é obrigado a refugiar-se num edifício abandonado na Rua dos Pássaros onde vai aguentar um Inverno. Pacientemente, sem pressas, Alex vai sobrevivendo, enquanto espera o regresso do pai. Por um nicho de luz, Alez consegue vislumbrar os escombros, a degradação e miséria total a que aquela terra, outrora tão apetecível, foi votada.
Coragem e valentia não são excepcionais em tempo de guerra, mas Alex só tem 11 anos e a sua história é, na verdade, sobre o desejo de alguém vencer a crueldade e a injustiça.


sexta-feira, 3 de março de 2017

7 Dias, 7 Dicas sobre os Media: direitos de autor





Internet Segura

Para alertar sobre o uso responsável e crítico da Internet e das redes sociais, os alunos do 1.º e 2.º ciclo participaram em várias sessões de sensibilização, dinamizadas em parceria com a GNR/ Escola Segura, durante o mês de fevereiro.
 Nessas sessões, os alunos foram avisados para reduzir a sua “pegada digital”, contribuindo assim  para um uso da Internet mais seguro. Além disso, foram abordados temas muito sensíveis e atuais que responderam às preocupações de muitos alunos como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais.



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Galinha e o ovo


As crianças do JI de Âncora, com o apoio da Equipa da BE, ficaram a conhecer as peripécias da personagem  principal da obra  "A Galinha Ruiva", de António Torrado (Ed. Soregra). Descobriram o valor do esforço e da perseverança perante a falta de solidariedade e da preguiça, ao perceber que ninguém ajudou a Galinha Ruiva a plantar os grãos de trigo (nem a ceifar o trigo, nem a moer os grãos, nem a fazer um delicioso pão). Complementaram a leitura com o reconto da história, a partir da criação de uma galinha que realizaram com muito empenho e entusiasmo, utilizando algumas figuras geométricas e materiais reciclados.
Descobriram ainda a história de  "O ovo e a galinha", de Iela e Enzo Mari, a partir da leitura de imagens. Acompanharam com muito interesse e curiosidade, página a página, o desenvolvimento progressivo do pintainho, do ovo ao seu nascimento.