quinta-feira, 30 de outubro de 2014

MONSTROS E BRUXAS INVADEM A ESCOLA!


Hallowe'en Night

No dia 31 de outubro, houve uma festa na escola. Estávamos todos excitados para ver os professores mascarados e a nossa escola na noite de Hallowe'en.
Quando chegámos, estavam muitos alunos e pais disfarçados a entrar no corredor que se tinha transformado numa caverna assustadora. Lá estavam lanternas de abóboras, silhuetas no chão, espantalhos e múmias horripilantes que os alunos e professores tinham criado nas semanas anteriores a este dia das bruxas.
Ao chegar à sala de convívio, ouvimos música e descobrimos mais alunos mascarados. Havia poções para relaxar ou amar e poções energéticas, servidas por alguns professores. Também ofereciam biscoitos da sorte.
Todos dançámos alegremente até que chegou a hora de ir para casa. À medida que íamos saindo, umas professoras deram um rebuçado a cada aluno.
Foi muito divertido e assustador. Estou ansiosa do próximo ano!
Inês, 6.º B




Foi uma noite para não esquecer! Na sexta-feira, 31 de outubro, a Escola Básica do Vale do Âncora foi invadida por seres fantasmagóricos e maléficos que deambularam por todo o lado, para entusiasmo de todos os que se encontravam a celebrar mais uma noite de Halloween.
Esta tradição, originalmente celebrada há mais de 2000 mil anos pelos Celtas Irlandeses, tem atualmente grande relevância nos países de expressão inglesa, motivo pelo qual os alunos que estudam esta língua estrangeira foram convidados, juntamente com as suas famílias, a encarnarem este aspeto cultural e a mostrarem o seu lado mais criativo.  


E eles chegaram ao lusco-fusco. Envergando os seus trajes mais terríficos, desfilaram pela Caverna dos Horrores repleta de múmias, fantasmas e bruxas; desafiaram a penumbra apenas quebrada pela luz trémula das dezenas de lanternas que os conduziram até ao local de folia; e deixaram-se contagiar pela música e alegria.
A festa decorreu neste ambiente tenebroso, repleto de danças e risos, com poções mágicas que revigoravam o corpo e doçuras que alimentavam a alma, numa escola decorada a rigor, tal como manda a tradição.


Vê o vídeo em Hallowe'en 2014







 _____________________________________

A turma do 5.º C apresenta-se...



ABECEDÁRIO MALUCO DOS APELIDO DO 5.º C

A é o Afonso
Tem cara de alonso.
C é o Correia
Que come como uma baleia.
F é o Fernandes
Só gosta de fazer sandes.
F é o Ferreira
Quando brinca, só faz asneira.
M é o Magalhães
Mata gatos, esfola cães.
M é o Major
A portar-se mal, é o melhor.
M é o Malheiro
Que está cheio de dinheiro.
M é o Mendes
Que só diz “Olha que me ofendes!”
O é o Órfão
É o maior a tocar órgão.
P é o Parente
Faz chichi num recipiente.
P é o Pereira
Que se picou numa roseira.
P é o Ponte
Que vive no monte.
R é o Rodrigues
Aprendeu a domar tigres.
S é o Santos
Grita por todos os cantos.
S é o Silva
Só bebe chá de madressilva.
V é o Vilela
Ele gosta muito dela.
V é o Vitoriano
Que é nortenho, não é transmontano.

5.ºC (trabalho coletivo)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

8 séculos da Língua Portuguesa!


Os alunos do quinto e sexto anos comemoraram os 800 anos da Língua Portuguesa com a Biblioteca Escolar e os seus professores de Português e de História. Reconheceram a importância dos primeiros textos oficiais escritos integralmente em português para a formação da nossa língua. 
Descobriram novas palavras "morabeza, missanga, ônibus, camba, ginseng ...", oriundas do oriente e do ocidente.
Realizaram um trabalho de pesquisa sobre os países e os escritores lusófonos: Vasco Cabral (com "a sinfonia da patchanga"), Jorge Amado (com "um baticum de candomblés e macumbas"), José Craveirinha (com "a voz do chigubo"), Luandino Vieira (com "a sombra de mulembas"), Fernando Sylvan (com o Tata-Mailau) ...

terça-feira, 30 de setembro de 2014

À descoberta da BE, à descoberta dos livros...

A BE recebeu, neste início de ano letivo, os alunos das turmas do 1.º ano e presenteou-os com a apresentação do livro "OH!! de Josse Goffin da editora Kalandraka. Os alunos espantaram-se e maravilharam-se com a revelação surpreendente de cada ilustração! Este livro jogo provocou muitos risos e sorrisos com a descoberta das combinações insólitas de imagens e, dando largas à sua imaginação, tentaram surpreender os seus colegas com os seus desenhos!


À descoberta da BE, à descoberta dos livros...

Os alunos do 2.º ano voltaram à BE e  descobriram a magnífica fábula "Para fazer o retrato de um pássaro" de Jacques Prévert, Editora Kalandraka. A partir do livro, os alunos observaram as ilustrações admiráveis do autor Mordicai  Gerdstein e reconheceram a qualidade artística e a criativa da obra. Depois, tentaram também eles fazer o retrato de um pássaro...


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ano letivo 2014/2015: Bom regresso às aulas!

Imagem recolhida do sítio pimponaspimpoes.blogspot.com
A Biblioteca Escolar espera por ti!

domingo, 15 de junho de 2014

Cantar Liberdade

Após as duas atuações dos dias 24 de abril e 3 de junho, os alunos do 5º A e 5ºC da EBS de Caminha juntaram-se aos nossos alunos no dia 4 de junho, na nossa escola, para realizarem o último recital "Cantar Liberdade"organizado pelo professor David Martins. Tal como nas duas atuações, todos os alunos músicos, cantores e instrumentistas conseguiram repetir a sua brilhante performance, recebendo um merecido aplauso dos seus pais e encarregados de educação, colegas, professores e funcionários da escola.


Para ver mais algumas fotografias do professor Borlido: