terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Concurso "Ortografia é Comigo!"

Resultados da prova de janeiro de 2015:




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto














Holocausto: naõ devemos esquecer

Os alunos do 5.º e 6.º anos, nas disciplinas de História e de Português e com a BE, comemoram, a partir desta terça-feira, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e adotado pela União Europeia, no mesmo ano. 

 Os alunos irão evocar as crianças vítimas do Holocausto e lembrar heróis portugueses que salvaram vidas e que lutaram contra o nazismo, a partir do visionamento do filme "A Rapariga que roubava livros", dos materiais produzidos e selecionados pela BE, da mostra de documentos da BE e da leitura orientada das obras do Plano Nacional de Leitura, "A História de Erika" de Ruth Van Zeler e "Aristides de Sousa Mendes, homem de coragem" de José Jorge Letria.
















Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



Comemora-se, no dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia é consagrado à memória das vítimas do Holocausto e à prevenção dos crimes contra a humanidade.

Foi a 27 de janeiro de 1945 que as tropas soviéticas libertaram o mais mortífero de todos os campos de extermínio, o campo de Auschwitz-Birkenau, situado na Polónia.

A Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 193 estados, resolveu, em novembro de 2005, lembrar e homenagear as vítimas do Holocausto na data aniversário da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Dessa forma, a ONU recorda os seis milhões de Judeus e todas as outras vítimas do extermínio nazi (ciganos, homossexuais, deficientes, comunistas, eslavos, russos, prisioneiros de guerra e todos aqueles que lutaram contra Hitler e o nazismo).

Através desta comemoração, a ONU condena também todas as manifestações de intolerância religiosa, incitamento, perseguição ou violência contra pessoas ou comunidades por causa da sua origem étnica ou crença religiosa, destacando os perigos do anti-semitismo e de qualquer tipo de ódio.

A comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto promove, assim, a educação dos jovens para o respeito dos Direitos Humanos, da tolerância e do respeito mútuo entre pessoas e povos. Recorda igualmente os heróis do Holocausto, que arriscaram as suas vidas e as das suas famílias para salvar as de outros.

Homens como os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes (cônsul em Bordéus – França, de 1938 a 1940), Carlos Sampaio Garrido (embaixador em Budapeste – Hungria, de 1939 a 1944) e Alberto Teixeira Branquinho (embaixador em Budapeste – Hungria, 1944) são um exemplo de coragem e de como devemos exercer o nosso dever de responsabilidade e de protecção para com os que são descriminados e perseguidos.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cinema na BE!




















Nos dias 24 e 31 de janeiro de 2015, os alunos de 5.º e 6.º anos irão descobrir a história de Liesel, protagonista do filme A Rapariga que Roubava Livros, adaptado a partir da obra do escritor Markus Zusak.

"(...) Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. (...)  Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura." 
(informação recolhida a partir da sinopse do livro publicada no sítio: http://www.wook.pt/)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Poesia em Festa!

Os alunos do 1.º ciclo da EB do Vale do Âncora e da EB de Âncora concluíram as atividades letivas deste primeiro período com um recital de Poesia! 
Os docentes e alunos do 1º., 2.º 3.º e 4.º ano responderam com entusiasmo e empenho ao convite da Biblioteca Escolar, que pretendeu estimular o domínio do  oral e consolidar os hábitos de leitura.  
Os alunos foram motivo de orgulho ao presentear os seus pais, encarregados de educação, familiares e toda a comunidade educativa com a declamação de diversos poemas de poetas lusófonos como Cecília Meireles, Matilde Rosa Araujo, Eugénio de Andrada, Luísa Ducla Soares, Sidónio Muralha e Vergílio Alberto Vieira.


Postal de Boas Festas

A Biblioteca Escolar convidou  todos professores do 1.º ciclo e de Português e os seus alunos a criarem um postal de Boas Festas e a escreverem uma mensagem dirigida a familiares ou a amigos, para celebrar esta época festiva e motivar os alunos para a expressão escrita.
A Equipa da Biblioteca Escolar dinamizou um atelier onde os alunos receberam apoio na elaboração do seu postal, a partir da reciclagem de diversos materiais usados (pedaços de cartolinas, botões, fitas, papel de embrulho usado, lã, algodão...) que os alunos recolheram.
Este projeto contou com a participação muito ativa dos alunos que se empenharam em criar postais originais e mensagens personalizadas.



Alguns exemplares de postais criados a partir de materiais usados e de mensagens elaboradas por alunos




Muitas turmas deslocaram-se até o marco de correio, que se encontra próximo das instalações escolares, onde depositaram os envelopes devidamente preenchidos com os seus postais de Boas Festas.