segunda-feira, 23 de março de 2015

Semana a Leitura: POESIA LUSÓFONA EM FESTA!


Create a Free Slideshow


   Os alunos do 1.º ciclo das escolas do Vale do Âncora festejaram o Dia da Poesia com os poetas lusófonos, no âmbito da celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa
   Os alunos mais novos abriram os festejos com autores portugueses. Apresentaram, com muita dedicação,  poemas de Matilde Rosa Araújo e de Luísa Ducla Soares. 
   Depois, ouviram-se as vozes dos alunos do 2.º ano que presentearam a comunidade (colegas, professores, familiares e funcionários) com textos da poetisa brasileira, Cecília Meireles. 
   A seguir, os alunos do 3.º e 4.º ano comunicaram os resultados das suas pesquisas sobre as biografias dos poetas lusófonos escolhidos e as bandeiras dos seus países de origem. Declamaram, com muito entusiasmo, os poemas: O Primeiro Astronauto de Mia Couto, Ser SER de Ondjaki, Café de Ribeiro Couto, Trem de Ferro de Manuel Bandeira, A Lenda da bruxa de Conceição Lima, A Borboleta de Odylo Costa filho, Não vale a pena pensar de Manuel Rui, Saõ estes os meus rios de Manuel Lima,  O Pescador Velho de Glória Sant' Anna e Meninos e meninas de Fernando Sylvan.



O PRIMEIRO ASTRONAUTA
O primeiro astronauta
devia ter sido
Silvestre José Nhamposse
Só ele
teria sacudido os pés
à entrada da Lua 
Só ele
teria pedido
com suave delicadeza:
- dá licença?
                                 MIA  COUTO (Moçambique)


SER SER


Seja ruído
Seja beijo
Seja voo
Seja andorinha
Seja lago
Seja pacatez de árvore
Seja aterrizagem de borboleta
Seja mármore de elefante
Seja alma de gaivota
Seja luz num olhar
Seja um cardume de tardes
E grite: JÁ SOU
                        ONDJAKI (Angola)



CAFÉ
Sabor de antigamente, sabor de família.
Café que foi torrado em casa,
Que foi feito no fogão de casa, com lenha do mato de casa.

Café para as visitas de cerimónia,
Café para as visitas de intimidade,
Café para os desconhecidos, para os que pedem pousada, para toda gente.

                                             RIBEIRO COUTO (Brasil)


TREM DE FERRO
Café com pão
Café com pão
Café com pão
  
Virgem Maria que foi isso maquinista?
  
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
(trem de ferro, trem de ferro)
                MANUEL BANDEIRA (Brasil)


A LENDA DA BRUXA
San Malanzo era velha, muito velha.
San Malanzo era pobre, muito pobre.
Não tinha filhos, não tinha netos
Não tinha sobrinhos, não tinha afilhados
Nem primos tinha e nem enteados
Ela era muito pobre e muito velha
Muito velha e muito pobre era.
Era velha, era pobre San Malanzo
Pobre e muito velha
Velha e muito pobre
Era velha e pobre
Era pobre e velha
Velha pobre
Pobre velha
Velha
Pobre
Feiticeira.
                  CONCEIÇÃO LIMA (São Tomé e Príncipe)




NÃO VALE A PENA PENSAR
O capim não foi plantado
nem tratado,
e cresceu. É força
tudo força
que vem da força da terra.
Mas o capim está a arder
e a força que vem da terra
com a pujança da queimada
parece desaparecer.
Mas não! Basta a primeira chuvada
para o capim reviver.

                                  MANUEL RUI(Angola)



PESCADOR VELHO

Pescador vindo do largo
com teu calçado de algas
diz-me o que trazes no barco
donde levantas a face
  
a tua face marcada
pelo sal de horas choradas
dá-me o teu peixe pescado
bem lá no fundo do mar
  
-nesta água não tem peixe -
 

pescador dá-me um só peixe
nem garoupa nem xaréu
só um peixinho de prata
  

-nesta água não tem peixe
foi tudo procurar deus
prò lado do Zanzibar.
                                

                                GLÓRIA DE SANT'ANNA (Moçambique)


MENINAS E MENINOS 
 

Todos já vimos
nos livros, nos jornais , no cinema e na televisão
retratos de meninas e meninos
a defender a liberdade de armas na mão.

Todos já vimos
nos livros, nos jornais , no cinema e na televisão
retratos de cadáveres de meninos e meninas
que morreram a defender a liberdade de armas na mão.

Todos já vimos!
E então?
                   FERNANDO SYLVAN (Timor leste)




sexta-feira, 20 de março de 2015

Semana da Leitura: O Teatro do Joaquim




   O "Óscar" e o "Jardineiro Joaquim" deram um belo espetáculo de poesia e humor que, por vezes, levaram às gargalhadas as seis dezenas de meninas e meninos ancorenses do Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora. Um final em beleza para uma grande iniciativa do professor Fernando Borlido, com o aluno Leonel Dias, a que as Bibliotecas Escolares do agrupamento e o Departamento do Ensino Especial deram todo o apoio.


Semana da Leitura: encontro com o escritor Júlio Borges


   Os alunos dos 4.º e 5.º anos participaram num workshop com o escritor Júlio Borges, autor do livro "O País sem Números" da editora Opera Omnia, no dia 12 de março. 
   Para prepararem o encontro e conheceram o trabalho do autor, os alunos realizaram debates a partir do título da obra, nas aulas de matemática, e produziram textos diversos e criativos, nas aulas de Português.






   Com muita curiosidade e atenção,os alunos ouviram as informações sobre o persurso pessoal e profissional do autor. Participaram com grande entusiasmo nos pequenos desafios que o escritor lançou (resolveram um pequeno problema recorrendo à multiplicação e verificaram, com muita surpresa, que a matemática está presente até nas figuras geométricas da solas das suas sapatilhas!)

Escrita Criativa






Semana da Leitura: PALAVRAS DO MUNDO



                                                                                            Cartaz graciosamente elaborado por Maria Vaz, designer gráfica.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Escrita criativa: um herói português!

Um Herói Português

   Aristides de Sousa Mendes foi cônsul português em Bordéus. Nasceu a 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato, perto de Viseu.
   Na minha opinião, Aristides de Sousa Mendes fez muito bem em desobedecer às ordens de Salazar, quando começou a distribuir vistos aos refugiados judeus que fugiam de Hitler.
   Esteve sem comer e ficou muito cansado porque passou três dias a salvar pessoas. Mas não foi fácil para o cônsul português tomar essa decisão, porque sabia que ia ser castigo.
   Aristides de Sousa Mendes foi um grande herói, sacrificou a sua própria vida pelos outros.
   É um grande exemplo para nós!
Ana Beatriz O.


Um Homem de Coragem!

   Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Bordéus em França em 1940, ficou conhecido por ter salvo cerca de 30 000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial, prejudicando-se a si próprio.
   Na minha opinião, Aristides de Sousa Mendes foi um homem bom e corajoso. Emitindo vistos a refugiados judeus e comunistas, perseguidos pelas tropas  nazis de Hitler, evitou que eles fossem mortos. Foi afastado da diplomacia por Salazar que o impediu de trabalhar, prejudicando a si e à sua numerosa família. Morreu na miséria.
   O diplomata teve um ato de coragem, foi um verdadeiro herói!
Inês R.


Aristides de Sousa Mendes

   Aristides de Sousa Mendes foi um grande herói, salvou muitas vidas durante a II Guerra Mundial, servindo vistos e alimentos.
   Na minha opinião, ele foi um homem muito corajoso, gentil e humano. Pois, não se importou com a religião das pessoas perseguidas nem com a sua raça.
   Eu, antes de ler e estudar a obra, não o conhecia mas agora conheço-o o suficiente para dizer que Aristides de Sousa Mendes foi digno!

Rui C.

quarta-feira, 4 de março de 2015

...brr que frio!


   Muitos alunos portugueses passam frio e são sujeitos a uma má qualidade de ar dentro das salas de aula, revela um estudo da associação portuguesa para a defesa dos consumidores Deco, segundo o qual quatro em cada cinco escolas têm temperaturas baixas e excesso de humidade no ar.
   Estas são as principais conclusões de dois estudos realizados com base em 40 salas de 20 escolas de todo o país, realizados em Fevereiro, e agora publicados nas revistas “Pro Teste” e “Teste Saúde”.
   De acordo com a Deco, muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e com ar interior de má qualidade, os edifícios estão degradados e não têm ventilação adequada. "Em 16 das 20 escolas estudadas, há excesso de humidade no ar e temperaturas baixas", tendo numa das salas de aula chegado a registar-se 13ºC. 
   Na origem dos maus resultados relativamente ao aquecimento poderão estar defeitos de construção, adianta a associação.
   Os resultados deste estudo foi já remetido pela associação aos ministérios da Educação, Obras Públicas e Saúde, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

  (informaçãoes retirados da página: http://www.publico.pt/)

Os alunos da turma A do quinto ano são, também eles, testemunhos do frio e da humidade que vigoram nas instalações da nossa escola e resolveram pedir o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Caminha através da seguinte carta: 



Concurso "Ortografia é Comigo!"

Resultados da prova do mês de fevereiro 2015: