sexta-feira, 24 de abril de 2015

Comemorar a Revolução de Abril com José Afonso, Amália Rodrigues, Chico Buarque e outros autores




   Depois de ter explorado o vídeo "Chico Buarque canta a Revolução dos Cravos", os alunos do sexto ano comemoraram o Dia da Liberdade/ 25 de abril de 1974 com poemas de Sophia de Mello Breyner Andersen, José Cutileiro, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Reinaldo Ferreira e Carlos Pinhão. Previamente e com o apoio dos seus professores de Português e da Equipa da BE, os alunos analisaram os textos poéticos, elaboraram uma introdução para cada um dos poemas e prepararam a sua declamação. 
   No dia 27 de abril, as turmas de sexto ano deslocaram-se às salas de aulas dos seus colegas do 4.º e 5.º anos e apresentaram com dedicação e expressividade os poemas "Revolução", "25 de Abril", "Os Medos", "Cantiga de Abril", "Romance de Pedro Soldado", "Menina dos olhos tristes" e "Elefante de Abril". No fim da apresentação, ofereceram a cada aluno e professor um cravo para lembrar o valor inestimável da liberdade.

 


   Todas as turmas do quinto e sexto anos deslocaram-se à BE e, com o apoio dos seus professores e da Equipa da BE, exploraram entrevistas a José Jorge Letria e ao Capitão de Abril Vasco Lourenço, reportagens sobre "Conta-me como foi o 25 de abril", o artigo "25 de Abril  sempre!"e o jogo da campanha eleitoral de Humberto Delgado, apresentados nos vários números da revista Visão Júnior. De igual modo, descobriram registos fotográficos e cartazes de outros documentos.





Encontro com António Mota


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

      No dia 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro, por decisão da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
​      Pretende-se chamar a atenção para uma data considerada simbólica por nela terem nascido importantes escritores internacionais. Em todo o mundo, organismos da administração central e local, com especial destaque para as Bibliotecas Públicas, e entidades da sociedade civil destacam o prazer de ler, e a importância que os livros, nos seus vários suportes, têm na sociedade contemporânea.

dia mundial do livro.jpg
    Este ano o cartaz do Dia Mundial do Livro é da autoria do atelier Silvadesigners, e mostra-nos, num jogo de luzes e efeitos, que os livros podem ter leituras variadas e múltiplos ecos, consoante os leitores a que chegam.
 (Informação retirada de:  http://blogue.rbe.mec.pt/

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Projeto SOBE: A Estranha História de Zezé Boca Doce

   As crianças do JI de Âncora e os alunos do 1.º ano participaram com grande empenho nas atividades propostas pela Equipa da BE. 
   Antes de descobrir um menino cabo-verdiano, principal protagonista da obra A Estranha História de Zezé Boca Doce de César Madureira, todos exploraram o globo terrestre e "viajaram" de Cabo Verde a Portugal! 
   Relembraram os desvios perigosos de Zezé Boquinhas que o levaram a perder o seu lindo sorriso, e conseguiram recontar as suas aventuras e explicar como surgiu a sua boca de arco-íris.
   Por fim, realizaram entusiasticamente o jogo "Vem Jogar II" disponibilizado pela plataforma do projeto em http://www.sobe.pt e cantaram, muito divertidos, "Acorda, Acorda!" do Kit SOBE.



terça-feira, 24 de março de 2015

Concurso "Ortografia é comigo!"

Resultados da prova de março 2015:



segunda-feira, 23 de março de 2015

Semana da Leitura: Projeto SOBE

   Os alunos do 1.º e 2.º anos participaram num workshop sobre Saúde Oral, promovido pela BE em parceria com o Centro de Saúde de Caminha. A equipa de enfermeiros organizou um debate com os alunos para relembrar os cuidados a ter para uma boa higiene oral e as técnicas para uma escovagem correta e segura dos dentes.  Depois a partir de um pequeno vídeo, os alunos "participaram" numa missão muito especial: ajudar um menino chamado Pedro a melhorar os seus hábitos alimentares e a sua higiene oral!



   Exploração do livro “A Estranha História de Zézé Boca Doce (de Cabo Verde) ” da coleção «Contos Sonhados em Português» de César Madureira:




Semana da Leitura: encontro com o ilustrador Sebastião Peixoto


    As turmas do 2.º, 3.º e 4.º anos encontraram-se e encantaram-se com Sebastião Peixoto.
     Os alunos conhecedores do trabalho do ilustrador (exploraram diversas das suas obras disponibilizadas pela BE - O Avião saltitão, O Homem da nuvem escura, O País sem números, As cinco ânforas de ouro e O Rei Belarmino não é tenor -) prepararam-se para este encontro. Os alunos da turma 5 experimentaram a "arte de ilustrar" e expuseram, na BE,  as suas próprias capas das obras mais recentes de Sebastião Peixoto. Alunos de outras turmas organizaram uma entrevista e colocaram-lhe várias perguntas. O ilustrador explicou, com muita simpatia e clareza, as suas fontes de inspiração, algumas técnicas de desenho e o seu percurso profissional. 
   Em cada sessão, Sebastião Peixoto desenhou ao vivo uma ilustração, centrada numa personagem da obra O Rei Belarmino não é tenor. Explicou aos alunos as várias fases do processo e por que razão ele preferia usar a grafite. Com a sua gentileza e a sua arte, o ilustrador soube cativar os alunos e transmitir o gosto pelo desenho. 
   Esta iniciativa contou com a colaboração da Biblioteca Municipal de Caminha e da editora Opera Omnia.