segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uh! Uh! Uh!


 Os alunos, dos mais novos aos mais crescidos, participaram nas várias atividades de celebração do Hallowe'en. Realizaram pinturas faciais, elaboraram bruxinhas a partir da reciclagem de materiais, visionaram filmes e leram poemas e livros de causar arrepios!


                                                     “Fiquei com pele de galinha
                                                      com os dentes a bater
                                                     e os joelhos a abanar
                                                     sozinho no arvoredo
                                                    e a noite metia medo!
                                                    Estava branco como a cal
                                                   estava com palpitações
                                                   estava sem pinta de sangue
                                                  sem palavras, mudo e quedo
                                                  com certeza, era do medo!”  

                                                    Sérgio Godinho, O Pequeno Livro dos Medos, Ed. Assírio&Alvim


Era uma vez um gato...


Os alunos do 1.º ano descobriram a história de um gato muito brincalhão e travesso e, depois, foram desafiados a fazerem o seu próprio gatinho. Para isso, trouxeram lã, rolos de papelão e outros materiais recicláveis. Divertiram-se a elaborar o seu animal, com a ajuda da Equipa da BE e das professoras, e imaginaram aventuras com o seu "gato" no principal papel!


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Concurso "Ortografia é Comigo!"

 Resultados da prova do mês de outubro:















quinta-feira, 15 de outubro de 2015

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Na BE...




PERGUNTAS FREQUENTES

- É uma biblioteca de livre acesso?
                Sim. Todos os alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação ou outros elementos da comunidade educativa podem utilizar os recursos da BE.

- Durante quanto tempo pode-se ter um livro da BE em casa, para leitura domiciliária?
                10 dias úteis.

- Pode -se utilizar um computador para trabalhar ou pesquisar na Net?
             Sim. No balcão de atendimento, requisita-se um computador. O mesmo acontece com os leitores de DVD’s ou as cassetes vídeos.

- Pode-se colaborar nas atividades da BE?
                Toda a colaboração é bem vinda! 
              Mostra a tua disponibilidade em intervir e em participar junto da Equipa da BE (prof.ª Natividade e D. Ana Paula), do teu professor titular ou do teu professor de Português.

 http://www.espacoturismo.com/blog/wp-content/uploads/2011/06/Informa%C3%A7%C3%B5es-%C3%9Ateis-Brooklyn.jpg

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ler faz bem à saúde...



[Camilo ficou órfão e foi adotado por Alfredo.]

                O velho Alfredo percebia como o rapaz crescia esperto, cheio de curiosidades e a fazer perguntas. (…)
                Para entreter curiosidades, o velho Alfredo oferecia livros ao menino e convencia-o de que ler seria fundamental para a saúde. Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer. Imaginava que um não leitor ia ao médico e o médico o observava e dizia: você tem o colesterol a matá-lo, se continuar assim não se salva. E o médico perguntava: tem abusado dos fritos, dos ovos, você tem lido o suficiente. O paciente respondia: não, senhor doutor, há quase um ano que não leio um livro, não gosto muito e dá-me preguiça. Então, o médico acrescentava: ah, fique pois sabendo que você ou lê urgentemente um bom romance, ou então vemo-nos no seu funeral dentro de poucas semanas. O caixão fechava-se como um livro. O Camilo ria-se. Perguntava o que era o colesterol, e o velho Alfredo dizia ser uma coisa de adulto que o esperaria se não lesse livros e ficasse burro. Por causa disso, quando lia, o pequeno Camilo sentia-se a tomar conta do corpo, como a limpar-se de coisas abstratas que o poderiam abater muito concretamente. Quando percebeu o jogo, o Camilo disse ao avô que havia de se notar na casa, a quem não lesse livros caía-lhe o teto em cima de podre. O velho Alfredo riu-se muito e respondeu: um bom livro, tem de ser um bom livro. Um bom livro em favor de um corpo sem problemas de colesterol e de uma casa com o teto seguro. Parecia uma ideia com muita justiça.

Excerto retirado da obra  O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe (Porto Ed., 2015, pp.94-95) 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Há livros novos na BE!


Sinopse:
O que acontece quando um grande contador de histórias e um grande ilustrador se juntam? Uma história para sempre. EU ACREDITO é um livro sobre a magia e o encanto de ser criança. Um menino que transforma as suas dúvidas em certezas e nos devolve a todos a esperança e a beleza da infância. 
 Sinopse:
Chamam-me «O Único e Incomparável Ivan». Os nomes são meus, mas não definem quem sou. Sou o Ivan, apenas o Ivan, só o Ivan.
O Ivan é um gorila descontraído. Vive há largos anos no Centro Comercial junto à Saída 8 da autoestrada e já se habituou aos humanos que, diariamente, o fitam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida que levava na selva. Na verdade, são raras as vezes em que recorda esses tempos.

Em vez disso, o Ivan pensa nos programas de TV a que assiste, preocupasse com a amiga Stella, uma elefante fêmea idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, o Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos.
Até ao dia em que conhece a Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada da Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe ao Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…