segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro




Atividades:

-Aulas de Ciências da Natureza: aulas de campo com descoberta e identificação de árvores autóctones junto da Anta da Barroso; observação da biodiversidade presente nos carvalhos, nos castanheiros… e registos fotográficos.
-Aulas de Português em articulação com História: exploração/leitura orientada da obra do PNL “O Homem que Plantava Árvores” de Giono.
-Aulas de Português/1.º ciclo: exploração/leitura do livro "Jaime e as Bolotas" de T. Bowley do projeto LER+, iniciativa do PNL.
-Aulas de Inglês: apresentação/ exploração do poema sobre o carvalho “I am an oak tree”.
-Aulas de Português/Cidadania/Biblioteca Escolar: visionamento de documentários sobre as florestas e do filme de animação “O Homem que Plantava Árvores” de F. Back.
-Plantação de carvalhos, por turma do 1.º e 2.º ciclo no recinto da escola.
-Exposição "A Nossa Floresta - O Nosso Pulmão", dsiponibilizada pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de âncora
-Exposição na Biblioteca Escolar de trabalhos produzidos pelos alunos do 1.º e 2.º ciclo sobre as árvores autóctones.
-Exposição, nos espaços da Biblioteca Escolar, de cartazes sobre árvores autóctones “Heróis de toda a espécie”, produzidos pela REN com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral da Educação.
-Concurso "Ortografia é Comigo" sobre a Floresta Autóctone.
-Divulgação de trabalhos e atividades no blogue da BE.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uh! Uh! Uh!


 Os alunos, dos mais novos aos mais crescidos, participaram nas várias atividades de celebração do Hallowe'en. Realizaram pinturas faciais, elaboraram bruxinhas a partir da reciclagem de materiais, visionaram filmes e leram poemas e livros de causar arrepios!


                                                     “Fiquei com pele de galinha
                                                      com os dentes a bater
                                                     e os joelhos a abanar
                                                     sozinho no arvoredo
                                                    e a noite metia medo!
                                                    Estava branco como a cal
                                                   estava com palpitações
                                                   estava sem pinta de sangue
                                                  sem palavras, mudo e quedo
                                                  com certeza, era do medo!”  

                                                    Sérgio Godinho, O Pequeno Livro dos Medos, Ed. Assírio&Alvim


Era uma vez um gato...


Os alunos do 1.º ano descobriram a história de um gato muito brincalhão e travesso e, depois, foram desafiados a fazerem o seu próprio gatinho. Para isso, trouxeram lã, rolos de papelão e outros materiais recicláveis. Divertiram-se a elaborar o seu animal, com a ajuda da Equipa da BE e das professoras, e imaginaram aventuras com o seu "gato" no principal papel!


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Concurso "Ortografia é Comigo!"

 Resultados da prova do mês de outubro: