terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Espetáculo de Natal: Teatro de Marionetas

   A companhia Marionetas de Viana apresentou, aos alunos do 4º e 5º anos das escolas básicas de Âncora e do Vale do Âncora, “Os Amores de Bastião e Bastiana” (uma história inspirada na pequena ópera cómica que o grande compositor Mozart  escreveu com apenas 12 anos). 
   Este espetáculo contou com a  organização das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Feira do Livro de Natal e A Prenda de Natal do Henrique Semprespera

   As crianças dos JI de Â(Lage) e VPÂ e os alunos do 1.º ciclo das escolas básicas de Â(Lage) e do Vale do Âncora entusiasmaram-se com as aventuras de um Pai Natal (muito especial e persistente) da obra "A Prenda de Natal do Henrique Semprespera" de John Burningham, do Plano Nacional de Leitura.
Sinopse:
   Numa véspera de Natal, após um árduo serão a entregar presentes, o Pai Natal regressa a casa. Deita as suas renas e está ele próprio prestes a ir para a cama também quando se apercebe - horror dos horrores! - de que há ainda uma prenda por entregar, esquecida no seu saco. É para Henrique Semprespera, um menino pobre que costuma receber apenas um presente de Natal, o que o Pai Natal lhe traz. Por isso, e embora esteja muito cansado, o Pai Natal parte sozinho na direccção da casa do henrique Semprespera, que fica muito longe, no cimo do Monte Roló Poló. Chegará a tempo?







   A BE, em parceria com a livraria Baunilha&Chocolate, organizou a Feira do Livro de Natal. As crianças dos JI de Â(Lage) e VPÂ, os alunos da EB de Âncora e os alunos do 1.º e 2.º  ciclo  da nossa escola maravilharam-se com a atualidade e a diversidade das obras apresentadas. 




Para ver mais fotografias, clica em  FEIRA DO LIVRO.



Os meus livros preferidos (II)



Olá! Sou a Mafalda. Tenho dez anos e vivo em Vila Praia de Âncora. Estudo na Escola Básica do Vale do Âncora.
Adoro ler antes de dormir. O livro que gostei de ler foi “Claudina no colégio de Santa Clara”, da colecção “As Gémeas” de Enid Blyton.
O livro é muito divertido. Fala de duas gémeas, a Patrícia e a Isabel, que estudam e vivem no colégio de Santa Clara. Um dia, chegou uma menina nova à escola que foi para a turma das irmãs e envolveu-se em muitas aventuras.
O livro foi tão cativante que o li em dois dias! Eu não consegui tirar os olhos do livro até chegar ao fim!
                Aconselho muito a lê-lo porque é uma história realmente entusiasmante.
Mafalda B. (5.º A)




Sou a Maria Eduarda e tenho 10 anos. Ando na Escola Básica do Vale do Âncora e frequento o 5.º ano.
Gostei de ler o livro “O rapaz de bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. É a história muito bonita de uma estátua de bronze que ganha vida de noite, e com as suas amigas flores fazem muitas brincadeiras e partilham muitas aventuras.
Este livro é muito original, cheio de criatividade, tal como os outros contos dessa autora.
A obra “O rapaz de bronze” é “a minha cara”, pois adoro flores e festas!
Não percam esta história pois, como eu, vão aprender muito sobre a natureza das flores .


Maria Eduarda L. (5.ºD)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Escrita criativa: Ler dá saúde (inspirados em Valter Hugo Mãe)



"O velho Alfredo riu-se muito e respondeu: um bom livro, tem de ser um bom livro. Um bom livro em favor de um corpo sem problemas de colesterol e de uma casa com o teto seguro. Parecia uma ideia com muita justiça."

Excerto retirado da obra  O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe, Porto Ed. 


O Rui, com livros?
   Num verão distante, fui à casa de um amigo chamado Rui. A casa dele estava em ruínas e acho que ele nunca leu na vida. Estou tão triste porque tento que ele leia mas ele não o quer fazer.
   Quando entrei, fui ter com ele e expliquei-lhe que a leitura era muito importante para a sua casa e para a sua saúde. Contei-lhe que ler serve para expandir a imaginação, esclarecer dúvidas e ocupar o nosso tempo livre. Disse-lhe:
   -Olha, tu tens de ler "O rapaz de bronze" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Trata-se de um gladíolo que gosta de festas e organiza uma especial. Mas vais gostar porque compara seres humanos a flores.
   -Está bem! Também já estou farto de me estarem sempre a pedir para ler e estou sempre a dizer que não. Por isso, vou começar a ler.
   No final, ele acabou por ler o livro que eu aconselhei e ele gostou muito porque as flores, as estátuas e as árvores falam. A partir desse dia, ele nunca mais parou de ler e tornou-se o melhor aluno da turma a Português.
                                                                                                                          Rodrigo J. (5.º A)


Um livro sagrado

   Num dia ameno de Primavera, eu, o Cláudio, fui visitar um amigo meu chamado Joaquim.
   Ao chegar vi uma casa em ruínas. Fui bater à porta e não é que era o meu amigo Joaquim a abrir a porta. Perguntei-lhe:
   -Ó Joaquim, parece-me que não andas a ler muito!
   Então, o meu amigo respondeu:
   -Sabes, Cláudio, é que não gosto de ler! É aborrecido e cansa-me.
   Passado algum tempo, fomos brincar para o parque e eu aconselhei-o:
   -Joaquim, vais ter de ler! Ler faz bem à saúde e evita as casas a caírem de podre!
   Passado mais algum bocado, o Joaquim perguntou-me como me sentia quando lia um livro.
   Respondi-lhe:
   -Ler é uma coisa maravilhosa! Em casa, tenho um livro bom para ti. Chama-se "Poemas da bicharada" e o autor é João Manuel Ribeiro.  
   Uma semana depois, passei pela casa do Joaquim e estava nova! Tinha gostado tanto que começou a ler livros.  
                                                                                                                                                                                                   Cláudio R. (5.º A)