quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Todos juntos...



LUTA PELA FLORESTA AUTÓCTONE

Todos juntos para evitar a sua extinção


Os alunos da Escola Básica do Vale do Âncora, durante o mês de novembro, realizaram diversas atividades desenvolvidas em articulação curricular entre várias disciplinas e a Biblioteca Escolar na escola e no seu espaço envolvente, com o objetivo de alertar a comunidade escolar para a importância da preservação da floresta autóctone.
Todas as turmas do 2.º ciclo participaram nesta campanha de sensibilização com aulas de campo no carvalhal junto do Dólmen da Barrosa, para observar o carvalho no seu habitat, identificar as suas características específicas e recolher amostras de animais do habitat de outras árvores autóctones. Para alguns alunos que não sabiam identificar e reconhecer as espécies autóctones, foi uma grande descoberta. Pela primeira vez, observaram atentamente um carvalho, símbolo da floresta que se pretende conservar.
Posteriormente, na disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos estudaram um texto informativo sobre a distribuição geográfica da floresta autóctone em Portugal e a utilidade da madeira extraída dessa floresta ao longo dos tempos.
Nessa mesma semana, na disciplina de Português, os alunos do 2.º ciclo leram e exploraram a obra do Plano Nacional de Leitura “O homem que plantava árvores”, do grande autor francês Jean Giono. Visualizaram também o filme de animação com o mesmo nome de Frederick Back (premiado com um óscar), no sentido de mostrar que a perseverança de um só homem em mudar o meio que o rodeia pode mudar a natureza e a vida de muitas pessoas. No âmbito desta temática, os alunos leram e memorizaram, também, um pequeno poema em inglês: “I am an oak tree”, de Erik Durham. Os alunos mais novos, do 1.º ciclo, realizaram várias atividades centradas noutra obra do Plano Nacional de Leitura “Jaime e as Bolotas" de Tom Bowley do projeto LER+.
No dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, para destacar a importância de uma floresta viva, as turmas do 1.º e 2.º ciclo plantaram um carvalho no recinto escolar e, desse modo, todos os alunos contribuíram para o crescimento e a defesa da nossa floresta natural e da nossa memória futura.
No final do mês, as turmas foram ainda visitar várias exposições. Na Biblioteca Escolar, os alunos observaram a mostra de trabalhos produzidos pelos alunos do 1.º e 2.º ciclo sobre a floresta autóctone e a exposição de cartazes sobre árvores autóctones “Heróis de toda a espécie”, produzidos pela REN com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral da Educação. No átrio da escola, os alunos descobriram e manusearam, com o apoio do professor Flamiano Martins, várias amostras de troncos de árvores, algumas autóctones e outras invasoras integradas na exposição "A Nossa Floresta - O Nosso Pulmão", disponibilizada pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora.
  Os alunos realizaram todas estas atividades para chamar à atenção a comunidade escolar de que as árvores são um bem essencial à vida. Se todas as pessoas fizessem o que a E. B. do Vale do Âncora fez, a floresta autóctone não estaria em vias de extinção.
Vamos todos contribuir para que o carvalho, o sobreiro, o castanheiro, entre outros, voltem a crescer nas nossas florestas!


Os alunos do 6.º C / BE 


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Espetáculo de Natal: Teatro de Marionetas

   A companhia Marionetas de Viana apresentou, aos alunos do 4º e 5º anos das escolas básicas de Âncora e do Vale do Âncora, “Os Amores de Bastião e Bastiana” (uma história inspirada na pequena ópera cómica que o grande compositor Mozart  escreveu com apenas 12 anos). 
   Este espetáculo contou com a  organização das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Feira do Livro de Natal e A Prenda de Natal do Henrique Semprespera

   As crianças dos JI de Â(Lage) e VPÂ e os alunos do 1.º ciclo das escolas básicas de Â(Lage) e do Vale do Âncora entusiasmaram-se com as aventuras de um Pai Natal (muito especial e persistente) da obra "A Prenda de Natal do Henrique Semprespera" de John Burningham, do Plano Nacional de Leitura.
Sinopse:
   Numa véspera de Natal, após um árduo serão a entregar presentes, o Pai Natal regressa a casa. Deita as suas renas e está ele próprio prestes a ir para a cama também quando se apercebe - horror dos horrores! - de que há ainda uma prenda por entregar, esquecida no seu saco. É para Henrique Semprespera, um menino pobre que costuma receber apenas um presente de Natal, o que o Pai Natal lhe traz. Por isso, e embora esteja muito cansado, o Pai Natal parte sozinho na direccção da casa do henrique Semprespera, que fica muito longe, no cimo do Monte Roló Poló. Chegará a tempo?







   A BE, em parceria com a livraria Baunilha&Chocolate, organizou a Feira do Livro de Natal. As crianças dos JI de Â(Lage) e VPÂ, os alunos da EB de Âncora e os alunos do 1.º e 2.º  ciclo  da nossa escola maravilharam-se com a atualidade e a diversidade das obras apresentadas. 




Para ver mais fotografias, clica em  FEIRA DO LIVRO.



Os meus livros preferidos (II)



Olá! Sou a Mafalda. Tenho dez anos e vivo em Vila Praia de Âncora. Estudo na Escola Básica do Vale do Âncora.
Adoro ler antes de dormir. O livro que gostei de ler foi “Claudina no colégio de Santa Clara”, da colecção “As Gémeas” de Enid Blyton.
O livro é muito divertido. Fala de duas gémeas, a Patrícia e a Isabel, que estudam e vivem no colégio de Santa Clara. Um dia, chegou uma menina nova à escola que foi para a turma das irmãs e envolveu-se em muitas aventuras.
O livro foi tão cativante que o li em dois dias! Eu não consegui tirar os olhos do livro até chegar ao fim!
                Aconselho muito a lê-lo porque é uma história realmente entusiasmante.
Mafalda B. (5.º A)




Sou a Maria Eduarda e tenho 10 anos. Ando na Escola Básica do Vale do Âncora e frequento o 5.º ano.
Gostei de ler o livro “O rapaz de bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. É a história muito bonita de uma estátua de bronze que ganha vida de noite, e com as suas amigas flores fazem muitas brincadeiras e partilham muitas aventuras.
Este livro é muito original, cheio de criatividade, tal como os outros contos dessa autora.
A obra “O rapaz de bronze” é “a minha cara”, pois adoro flores e festas!
Não percam esta história pois, como eu, vão aprender muito sobre a natureza das flores .


Maria Eduarda L. (5.ºD)