sexta-feira, 3 de março de 2017

Era uma vez...

Os Amigos da BE com o apoio (precioso) do professor Borlido e, ainda, da Equipa da BE prepararam a dramatização do conto de Hans Christian Andersen A Princesa e a ervilha.
Prepararam o cenário (elaboraram algumas peças, desenharam e pintaram materiais), aprenderam a manipular as marionetas e a fazer a leitura dramática com a utilização de alguns adereços.
Depois de bastante esforço e numerosos ensaios, fizeram sete representações do conto aos colegas do 4.º e 5.º anos que se entusiasmaram com o trabalho apresentado.

Apreciação de Renato P. (5.º C):



Os alunos do 5º C, no dia 13 de fevereiro de 2017 foram convidados a assistir à peça teatral “A Princesa e a ervilha”, na biblioteca da nossa escola. O autor do conto chama-se Hans Cristian Andersen. Foi um autor diferente dos outros escritores porque criou os seus próprios contos, como O Patinho feio e A pequena Sereia. Hans Cristian Andersen tornou-se um escritor tão importante que deram, ao maior prémio de leitura para crianças e jovens, o seu nome. A Dinamarca, país onde nasceu Hans Cristian Andersen, tem como símbolo a estátua da pequena sereia.
A representação do conto foi feita por três alunos do 6ºA. Eu achei que foi fantástico, pois a manipulação com as marionetas foi muito habilidosa e as vozes estavam bem projetadas.
 






7 Dias, 7 Dicas sobre os Media: direitos de autor





Internet Segura

Para alertar sobre o uso responsável e crítico da Internet e das redes sociais, os alunos do 1.º e 2.º ciclo participaram em várias sessões de sensibilização, dinamizadas em parceria com a GNR/ Escola Segura, durante o mês de fevereiro.
 Nessas sessões, os alunos foram avisados para reduzir a sua “pegada digital”, contribuindo assim  para um uso da Internet mais seguro. Além disso, foram abordados temas muito sensíveis e atuais que responderam às preocupações de muitos alunos como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CNL 2017: vencedores da fase escola receberam prémios

Apurados os vencedores da fase escola do Concurso Nacional de Leitura 2017, que representarão o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais na fase distrital a realizar em local e data ainda desconhecidos, os seis alunos receberam esta quinta-feira merecidos prémios (livros, claro) pelo seu desempenho. 
Primeiro, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Beatriz Domingues Pereira (9º ano) e a Inês Vieitas Ribeiro (11º ano). No intervalo seguinte, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, foi a vez da Sara Maria Camelo Barreto (7º ano), Cíntia Rodrigues Matos (8º ano), António Xavier da Fonseca Oliveira Rodrigues (11º ano) e Henrique Manuel Ruivo Pereira (11º ano, este último atrasado para a fotografia da praxe... Parabéns a todos!
 


 
 
 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Concurso "Ortografia é comigo !"

Resultados da prova de janeiro de 2017:



Concurso "Ortografia é comigo !"

Resultados da prova de janeiro de 2017:



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

No dia 30 de janeiro, os alunos de 4.º ano da turma VA 4A, orientados pela sua professora, celebraram o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Realizaram, com muito empenho e responsabilidade, várias atividades a partir da leitura orientada, partilhada e autónoma da obra " O Pássaro da Alma" de Michal Snunit. 
Refletiram sobre umas gavetas muito especiais, onde são guardadas todas as nossas emoções e todos os nossos segredos.  Revelaram que, em muitas situações, as gavetas da intolerância e da inveja se abrem porque não sabem escutar logo o "pássaro da alma". Desenharam o seu próprio pássaro da alma, mencionando as gavetas daquelas suas emoções e daqueles seus segredos mais escondidos. 
Os alunos concluíram a comemoração com a produção de um texto sobre este dia muito significativo.


DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

Dia escolar
da não violência
nada de lutar
tem paciência.    

Se tens boa cabeça                                                  
porquê então
usar a violência?

Não ser violento
É a melhor atitude.

Se queres amor
carinho
liberdade
diz não à maldade.

Se um dia foste capaz de ser agressivo…
também és capaz de parar.
Chegou a hora de mudar.

Texto coletivo
Turma VA 4A



Uma mensagem poética para a alma. Assim pode ser definido o livro 'O pássaro da alma - Uma mensagem de paz'. De maneira subtil, o livro faz uma leve reflexão sobre os segredos de cada um de nós e o quanto e como lidamos com eles. A autora revela que há uma chave para cada uma das emoções humanas, uma para a felicidade, outra para o amor e até mesmo para o ciúme. Apenas o pássaro da alma tem a chave certa para abrir cada uma dessas gavetas e deixar o sentimento florir. Mas, às vezes, o pássaro parece nos desobedecer - quando pedimos tolerância e ele nos devolve medo, quando pedimos calma e ele nos devolve ódio. De forma singela, este livro-presente ensina como entender a mensagem escondida do pássaro e a descobrir mais sobre a verdade contida em cada um de nós.
Esta obra foi galardoada com o Primeiro Prémio Internacional atribuído pela Fundação Espaço Crianças em Genebra no ano de 1993.
(informação recolhida da sinopse da obra)







A data do Dia Escolar da Não-Violência e da Paz foi instituída em 1964, em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido esta data, dia 30 de janeiro, por assinalar o falecimento de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos, o grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.