quinta-feira, 9 de março de 2017

À descoberta de... Luís Vaz de Camões

Camões 
(retratado pelo pintor José Malhoa)




 Luís Vaz de Camões

Este poema que fiz
é para a minha avaliação oral,
o tema é sobre um grande soldado e poeta,
 Luís Vaz de Camões, nascido em Portugal.

Não se sabe muito sobre a sua vida,
mas há uma certeza,
a sua existência nunca será esquecida.

Camões, filho de Simão Camões e Ana Macedo,
n"Os Lusíadas" dignificou o povo lusitano,
um povo que venceu o medo.

Numa viagem rumo à Índia, 
o barco dele naufragou,
Mas Camões com o seu feitio persistente,
da sua obra não abdicou.

Depois de todo o esforço e viagens "azedas",
Camões regressou a Lisboa, e três anos depois
publicou "Os Lusíadas".

Foi-lhe dada uma tença de 15 mil reis anual,
infelizmente, durou pouco,
morreu três depois, 
o poeta de Portugal.

Viveu e morreu na pobreza,
mas o que ele fez em vida,
é considerado uma proeza.

 texto de Luís Vasconcelos, 9.º B


sexta-feira, 3 de março de 2017

Era uma vez...

Os Amigos da BE com o apoio (precioso) do professor Borlido e, ainda, da Equipa da BE prepararam a dramatização do conto de Hans Christian Andersen A Princesa e a ervilha.
Prepararam o cenário (elaboraram algumas peças, desenharam e pintaram materiais), aprenderam a manipular as marionetas e a fazer a leitura dramática com a utilização de alguns adereços.
Depois de bastante esforço e numerosos ensaios, fizeram sete representações do conto aos colegas do 4.º e 5.º anos que se entusiasmaram com o trabalho apresentado.

Apreciação de Renato P. (5.º C):



Os alunos do 5º C, no dia 13 de fevereiro de 2017 foram convidados a assistir à peça teatral “A Princesa e a ervilha”, na biblioteca da nossa escola. O autor do conto chama-se Hans Cristian Andersen. Foi um autor diferente dos outros escritores porque criou os seus próprios contos, como O Patinho feio e A pequena Sereia. Hans Cristian Andersen tornou-se um escritor tão importante que deram, ao maior prémio de leitura para crianças e jovens, o seu nome. A Dinamarca, país onde nasceu Hans Cristian Andersen, tem como símbolo a estátua da pequena sereia.
A representação do conto foi feita por três alunos do 6ºA. Eu achei que foi fantástico, pois a manipulação com as marionetas foi muito habilidosa e as vozes estavam bem projetadas.
 






7 Dias, 7 Dicas sobre os Media: direitos de autor





Internet Segura

Para alertar sobre o uso responsável e crítico da Internet e das redes sociais, os alunos do 1.º e 2.º ciclo participaram em várias sessões de sensibilização, dinamizadas em parceria com a GNR/ Escola Segura, durante o mês de fevereiro.
 Nessas sessões, os alunos foram avisados para reduzir a sua “pegada digital”, contribuindo assim  para um uso da Internet mais seguro. Além disso, foram abordados temas muito sensíveis e atuais que responderam às preocupações de muitos alunos como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade e dependência a  redes sociais e jogos digitais.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CNL 2017: vencedores da fase escola receberam prémios

Apurados os vencedores da fase escola do Concurso Nacional de Leitura 2017, que representarão o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais na fase distrital a realizar em local e data ainda desconhecidos, os seis alunos receberam esta quinta-feira merecidos prémios (livros, claro) pelo seu desempenho. 
Primeiro, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Beatriz Domingues Pereira (9º ano) e a Inês Vieitas Ribeiro (11º ano). No intervalo seguinte, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, foi a vez da Sara Maria Camelo Barreto (7º ano), Cíntia Rodrigues Matos (8º ano), António Xavier da Fonseca Oliveira Rodrigues (11º ano) e Henrique Manuel Ruivo Pereira (11º ano, este último atrasado para a fotografia da praxe... Parabéns a todos!
 


 
 
 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Concurso "Ortografia é comigo !"

Resultados da prova de janeiro de 2017:



Concurso "Ortografia é comigo !"

Resultados da prova de janeiro de 2017: