quarta-feira, 31 de maio de 2017

I Festa do Livro


Festa do Livro: Dia 1

Os alunos do 1.º, 2.º 3.º, 4.º 5.º e 6.º anos da EBS do Vale do Âncora participaram na  I Festa do Livro de Caminha, uma organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Caminha e do Agrupamento de Escolas em parceria com a Livraria Bertrand de Viana do Castelo e o Banco de Livros, do alfarrabista ancorense Rafael Capela. 
No primeiro dia, os mais novos assistiram à apresentação teatralizada do "Rei Lambão", de José Vaz, pela companhia Krisálida. No segundo dia, os alunos do 2.º ciclo descobriram "O Mundo e a Poesia", por um grupo de alunas do 7ºD da EBS do Vale do Âncora, orientadas pelo professor Fernando Borlido. Foi  um espetáculo de máscaras e movimentos, animado por palavras inspiradoras e sentidas que  impressionaram os jovens espetadores. Este momento de poesia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves.


 

 

Visita de estudo divulgada!




Para ler a notícia, acede à página do jornal:
http://www.caminha2000.com/jornal/n831/cmcj.html









http://1.bp.blogspot.com/-nCydUsEuTxg/Vo51f53gs8I/AAAAAAAABOE/CemauDkyKro/s1600/Jornal%2BTerra%2BMar.jpg






segunda-feira, 22 de maio de 2017

À descoberta do Património do Porto: testemunhos

"Gostei muito da visita de estudo ao Porto. No Museu Nacional da Imprensa, vi  vários cartoons e prelos antigos e utilizamos alguns manualmente. Gostei também da Sé Catedral do Porto e das explicações do professor de História. Explicou-nos que à volta da Sé havia muitas casas, mas destruíram-nas para se ver melhor o monumento. Foi um bom dia e uma boa aprendizagem. Eu nem conhecia o Porto!"
R. Pinto, 6.º D

" Adorei a visita de estudo. Acho que foi pouquíssimo tempo. No museu, gostei muito de imprimir trabalhos nas impressora antigas. Na centro do Porto, gostei dos prédios antigos muito altos e das pontes. Queria que fôssemos mais vezes  ao Porto e conhecer outras cidades." 
C. Silva, 6.º B

"A parte mais engraçada da visita do museu foi a exposição dos cartoons e, sobretudo, sobre o Charlie Chaplin. Quando vimos as pontes do Porto, gostei das explicações que o professor de História deu sobre a ponte Eiffel (ponte D. Maria Pia) e a ponte S. João. Gostei muito da visita e aprendi muitas coisas."
S. Lin, 6.º B

"No museu, adorei as impressões que fizemos nas máquinas minervas com os prelos e também os cartoons. Na parte histórica do Porto, gostei de ver os azulejos da estação S. Bento, a Torre dos Clérigos, o largo da Sé, a ribeira com os barcos a passar. Valeu a pena de ir ao Porto! Gostei muito desta visita de estudo e gostaria que se voltasse a repetir!"
M. Pereira, 6,º D

" No dia 18 de maio, fizemos uma visita de estudo ao Porto. Visitamos o Museu Nacional da Imprensa. Descobrimos prelos antigos (com 300  e 600 anos) para a impressão manual. Havia também uma exposição de cartoons e um deles chamou-me atenção, aquele onde estava representado o Velho e a Morte. Durante a tarde, vimos a antiga Prisão da Relação, a Torre dos Clérigos e a Sé do Porto. Velau a pena porque conheci melhor a cidade do Porto."
C. Oliveira, 6.º D

"Gostei muito da visita  de estudo ao Porto e acho que devíamos repetir mais vezes. Adorei ver trabalhar as impressora e de ver os monumentos e de comer um gelado!"
A. Vasconcelos, 6.º B
"Gostei muito de visitar o museu e a cidade do Porto, a minha favorita!"
N. Cruz, 6.º B

"Na visita de estudo, o que eu mais gostei foi das impressões e dos prelos antigos e de alguns quadros engraçados (cartoons) que transmitiam mensagens. Na cidade, o que mais apreciei foi das pontes, dos prédios antigos e altos e da Torre dos Clérigos. Gostei muito, devia-se repetir mais vezes."
E. Fernandes, 6.º B

"O momento que mais gostei, foi quando descobrimos o Porto. Mas primeiro, fomos ao Museu Nacional da Imprensa onde fizemos impressões que nos servem de recordações. Dpois de tarde, fomos ver muitos monumentos e a Sé Catedral com uma vista espetacular. Quero lá voltar em breve e mais do que uma vez!"
R. Cardoso, 6. D
"Adorei a visita de estudo à cidade do Porto, pois nunca tinha visitado o Museu Nacional da Imprensa e o centro histórico!Gostava de ter visitado o interior da Prisão da Relação (agora Museu da Fotografia) eda Torre dos Clérigos, mas tirando isso, achei a visita muito interessante. Guardei as folhas, ou melhor as impressões que fizemos com os prelos de 300 anos. No fim do almoço, adorei aquela caminhada até à Sé Catedral do Porto... que bela vista! Na exposição de cartoons do museu, o cartoon que mais me chamou a atenção, foi aquele que representava uma fila num aeroporto bloqueada e que impediam os emigrantes de ir para a Europa!"
E. Lima, 6.º D




À descoberta do Património do Porto


Os alunos de sexto ano, acompanhados pelos seus professores, deslocaram-se à cidade do Porto, na passada quinta-feira 18 de maio de 2017, para conhecer o Museu Nacional da Imprensa e o Património Urbano do Porto, cumprindo assim objetivos programáticos das disciplinas de Português, Educação Tecnológica e História e Geografia de Portugal.
No Museu Nacional da Imprensa, os alunos observaram com muito interesse e entusiasmo dezenas de máquinas em funcionamento e peças distribuídas por vários setores, desde da pré-impressão, impressão aos acabamentos, e assim perceberam a evolução da imprensa desde Gutenberg até à atualidade.
Ficaram a conhecer as etapas do trabalho do tipógrafo e a composição manual, base da tipografia e das artes gráficas, com a exposição das diversas colecções de tipos em chumbo e madeira. No setor da impressão, os alunos observaram peças emblemáticas. Uma das mais importantes é um prelo de madeira do séc. XVIII, recuperado e restaurado pelo museu, que se destaca pela sua raridade e imponência. Para concluir esta parte da visita, os alunos tiveram aqui a oportunidade de imprimir manualmente textos e gravuras alusivas às atividades do museu.
Ao sair do museu, os alunos apreciaram os desenhos humorísticos e satíricos da exposição PORTOCARTOON |DIREITOS HUMANOS, LIBERDADE COM HUMOR, SEMPRE! que apresenta os premiados das edições do PortoCartoon-World Festival. Constituída por dezenas de obras, esta mostra de desenhos humorísticos e satíricos abriu com um texto trilingue, em português, inglês e castelhano.
A parte de tarde foi dedicada à visita do Património Urbano do Porto/Património Cultural da Humanidade. Os alunos descobriram (e muitos, pela primeira vez!) o centro histórico e a zona ribeirinha da cidade. Com o apoio do professor de História que forneceu, ao longo do percurso, preciosas informações para compreender as origens e transformações do núcleo histórico. Os alunos demonstraram grande interesse pelos monumentos e um forte entusiasmo pela descoberta da cidade invicta. Os muitos pedidos em prolongar a visita do Porto e em realizar roteiros similares abundaram e comprovaram a satisfação dos alunos!
Para saber mais sobre o museu, consulte:






segunda-feira, 15 de maio de 2017

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos: opiniões dos alunos de 6.º ano



ENCONTRO ESCRITORA MARGARIDA FONSECA SANTOS

O encontro com Margarida Fonseca Santos agradou-me muito e fiquei a conhecer uma escritora fantástica.
Foi simpática e cativou o seu público, falando sobre si, com histórias inventadas, ou até sobre experiências que ela teve ao longo do tempo. Por exemplo, falou-nos de como trocou a vida de professora de piano pela vida de escritora ou contou-nos sobre um rapaz que a fez chorar de alegria e orgulho, no encontro numa escola.
Esse momento foi muito importante para mim, pois fez-me perceber que, às vezes, os nossos objetivos mudam, mas nunca devemos deixar de lutar pelo que queremos.
Rodrigo J., 6.ºA
Este encontro foi importante para ensinar-nos que ler livros e escrever trazem mais conhecimento e mais interesse pelos outros.
Rúben P., 6.ºD
Eu achei o encontro com a escritora importante, porque me fez pensar sobre vários assuntos, como por exemplo, não ter medo de enfrentar os nossos problemas. Também acrescentou que as suas obras dizem para ter esperança e nunca desistir.
Ricardo C., 6.ºD
Margarida Fonseca Santos, alegre e brincalhona, cativou-me pela maneira como comunicava: expressava-se também com as mãos e fazia mímicas.
Aprendi muito sobre as suas obras, que eu desconhecia, mas agora quero lê-las todas!
Achei importante o encontro com a escritora, pois despertou a nossa atenção para os sentimentos e para a importância da leitura.
Maria Eduarda L., 6.ºD
Eu achei o encontro muito agradável, porque a escritora Margarida Fonseca Santos contou-nos uma história que acompanhou com uns gestos engraçados e palavras simples e concluiu que se pode resolver todos os problemas. Foi muito simpática a responder a todas as perguntas que os alunos lhe fizeram.
O que me deu mais pena foi saber que a escritora tinha uma doença crónica. Também fiquei triste quando contou que uma prima do pai tinha sido torturada, durante a ditadura.
Eu gostei muito de conhecer a autora Margarida Fonseca Santos e, no fim da sessão, comprei o livro “7x25 Histórias da Liberdade”. 
Diogo C., 6.ºB
Este encontro com a autora foi muito bom. Ficamos todos a saber que afinal, nem todos os escritores são sérios e usam palavras caras para mostrar a sua sabedoria. São divertidos e com um ótimo sentido de humor, como nos provou Margarida Fonseca Santos. Neste caso, a escritora interagiu muito bem connosco.
Matilde R., 6.º A
Achei a escritora muito simpática e gostei da forma como respondia às nossas perguntas, pois desenvolvia muito bem as suas respostas, falando um pouco mais além das nossas questões.
Fiquei com curiosidade para ler o seu livro “Bicicleta à chuva”, que apresenta um adolescente que sofria de bullying, porque, eu interesso-me muito por esses assuntos.
Penso que este encontro foi importante para motivar os alunos a ler e a querer saber mais sobre livros, e até sobre a vida da autora.
                                                                                                                             Francisca D., 6.º A
Eu apreciei bastante a forma como a escritora falava com os alunos, porque conseguiu cativar o seu público. Gostei também das histórias que a escritora nos contou, especialmente a da menina que a inspirou para escrever a obra “Bicicleta à Chuva”, foi a que me tocou mais.
Acho que o encontro foi muito importante para percebermos que, muitas vezes, as obras mais tristes são inspiradas em histórias verdadeiras, e que há sempre uma solução para os nossos problemas.
Gabriela A., 6.ºA

Gostei muito do encontro, porque a escritora é muito cómica e cativa a plateia.
Achei muito útil as técnicas de escrita que nos ensinou (como usar o “s” e o “z” em algumas palavras). Também apreciei a forma como a escritora comunicava connosco.
Para mim, o encontro foi de grande importância, uma oportunidade única, porque fica uma recordação para a vida.
Valéria F., 6.ºA
Gostei do encontro com Margarida Fonseca Santos, porque aprendi muito com as suas respostas às nossas perguntas. Deu-me a conhecer a vida de uma escritora, e o trabalho que é ser escritora.
Também gostei do modo simpático com falou e da história que nos contou, sobre um rapaz e uma bruxa.
Pensava que ia ser um bocado aborrecido, pois com tantos alunos a fazerem perguntas tínhamos que esperar pela nossa vez, mas não foi nada disso, porque a autora, a cada pergunta feita, contava uma história que tinha acontecido com ela, mas relacionada com a pergunta.
Para mim, foi o melhor encontro que tive com uma escritora!
Daniela A., 6.ºA
Fui à biblioteca escolar para um encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos. Fiquei logo interessada na história divertida que ela nos contou, no início. Achei um encontro fantástico!
                A escritora é muito simpática e estabeleceu uma relação de amizade com o seu público. Foi muito engraçado verificar que ela compreende a idade e os problemas por que estamos a passar!
Gostei do que contou ao longo do encontro, mas registei estas duas frases: “Como devem perceber eu não ando aqui a dar lições de moral!” ; “ Vocês devem imaginar a minha felicidade quando ganhei o meu primeiro comboio, eu só tinha bonecas e não me dava muito bem com elas, eu usava-as para lhes cortar o cabelo e os meus pais não achavam muita graça a isso!”.
Adorei, espero que venham mais escritores como a Margarida Fonseca Santos, pois eu fiquei muito impressionada e animada, fez-me entender mais sobre a vida de um escritor!
Mafalda B., 6.º A
Gostei da atividade com a escritora. Foi divertida, pois a autora fez-nos rir e tentou sempre nos animar. Uma das situações de que mais gostei, foi quando a escritora nos contou que tinha ido a uma escola, que um menino a elogiou e ela começou a chorar. O menino, entristecido, disse que pensava que estava a dizer uma coisa boa.
Este encontro foi importante, pois Margarida Fonseca Santos sugeriu-nos livros que podemos ler, quando estamos sem ideias!
Carolina A., 6.º A

Concurso Ortografia é comigo!

Resultados da prova de abril:



Concurso Nacional de Leitura 2017


Realizou-se em Ponte da Barca, no dia 2 de maio, a final distrital da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura.Os seis alunos selecionados para esta fase do concurso: Sara Barreto, Cíntia Matos e Inês Ribeiro (3º ciclo) e António Oliveira, Henrique Pereira e Inês Ribeiro (Ensino Secundário) representaram o nosso agrupamento. Todos se empenharam, com particular destaque para o António Oliveira, que foi um dos três apurados do distrito para a finalíssima oral. Foi um dos melhores resultados alguma vez conseguidos pelos alunos do concelho de Caminha. Parabéns a todos!