terça-feira, 24 de abril de 2018

Dia da Liberdade: celebrar o 25 de abril de 1974

Os alunos da EBS do Vale do Âncora participaram com muita alegria na celebração do Dia da Liberdade, abrilhantada pelas professoras Maria José M. e Anabela S. (vozes) e pelos professores Celestino R. (viola) e Luís B. (seleção de materiais e suporte digital). 
O primeiro festejo reuniu alunos e docentes do 1.º ciclo que assistiram ao vídeo 25 de abril - Infominuto (da plataforma educativa organizada pela RTP). Envolveram-se com muito entusiasmo nas músicas de José Afonso "Venham mais cinco", "Os Vampiros e "Grândola, Vila Morena".  
Os segundo e terceiro festejos juntaram alunos e professores do 2.º ciclo e do 3.º ciclo/E. Secundário que iniciaram a celebração com o visionamento do noticiário da RTP do dia 25 de Abril, após o MFA ter ocupado as instalações da Radio Televisão Portuguesa. Foi a vez, depois, dos alunos das turmas do 8.º B e 8.º D intervir com a leitura expressiva do poema de José Ary dos Santos As portas que abril abriu. Por fim, alunos, professores e docentes empolgados entoaram com emoção as músicas de Zeca Afonso.










Dia da Liberdade: cronologia

Para a celebração do 25 de abril 1974/Dia da Liberdade, a Equipa da BE preparou uma mostra de documentos (livros de História, de ficção e poesia, enciclopédias, revistas e cartazes ) e uma exposição 25 de abril de 1974, Cronologia. Dinamizou ainda um atelier de produção de cravos (com reciclagem de alguns materiais). Docentes de Historia e Geografia de Portugal e de Português aproveitaram os materiais e documentos expostos para as suas aulas.








Dia da Liberdade: O Tesouro

Os alunos do 5.º ano realizaram atividades de leitura orientada da obra de Manuel António Pina, O Tesouro, na sala de aula e na BE. Os alunos, muito curiosos e espantados ao descobrir a ditadura do Estado Novo, quiseram saber mais sobre os graves problemas que os portugueses (adultos e jovens)  enfrentavam e os constrangimentos com que as crianças lidavam no quotidiano. Consultaram a mostra de obras sobre o 25 de abril de 1974 da BE.
Todos os alunos admiraram-se com as grandes restrições impostas às jovens e mulheres portugueses que limitavam a sua autonomia e o seu futuro. "Que sorte nós temos!" exclamou-se a aluna Inês R.



Saber mais com as revistas...






quinta-feira, 19 de abril de 2018

À descoberta de... Sophia de Mello Breyner Andersen


Os alunos do 5.º D realizaram um trabalho de pesquisa para descobrir o percurso literário da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen. Preencheram um guião a partir de informações apresentadas em diversos suportes, Dicionário de Biografias, o Instituto Camões (página da Internet) e cartaz, sob orientação da sua professora de Português, Paula C., e com o apoio da Equipa da BE.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Auto da Barca do Inferno (adaptados aos mais novos)

Os alunos do 9º A apresentaram aos seus colegas mais novos do 7.º B acompanhados pela sua professora de Português, Catarina R. a obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, adaptada por Rosa Lobato Faria, no âmbito do projeto "Clássicos contados às crianças".  
Previamente, os alunos explicaram aos seus colegas da turma B a ação da obra, centrada no julgamento onde os juízes, um Anjo e um Diabo, discutem quem entrará na barca, condenando os seus passageiros à viagem para o Céu ou para o Inferno. 
A assistência ficou logo rendida e seguiram com muito apreço a leitura expressiva da obra. Os alunos do 9º A empenharam-se na preparação da atividade e contaram com o apoio da sua professora de Português, Helena B., e da equipa da BE.