sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Escola Segura: internet segura e violência no namoro

Voltadas para o ensino secundário, decorreram duas ações de sensibilização sobre a violência no namoro.
Os dados atuais não negam estudos que já apontavam para o crescimento da violência no namoro. Segundo dados da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, integrado no estudo "Violência no Namoro 2019", em pré-adolescente e jovens, entre os 11 anos e os 20 anos, com uma média de idade de 15 anos, contam-se um aumento, em mais de 15% do número de perseguições, um aumento em mais de 19 % ao nível da violência psicológica, um aumento em mais de 5% na violência física, entre outros tantos dados alarmantes. 
 Urge, pelo infeliz elenco de estatísticas que vão justificando a evolução para a violência doméstica, ou para a violência sobre as mulheres, com resultados assustadores em Portugal, alertar, tão precocemente quanto possível, para os sinais de violência do namoro e para a certeza de que a sociedade civil está atenta e determinada a agir.
 Estas ações de sensibilização ampliam o leque de iniciativas, como a #NamorarMemeASério, da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que visa identificar comportamentos violentos numa relação íntima. 
Com este conjunto de ações, numa estreita articulação e colaboração com o Núcleo da Escola Segura de Viana do Castelo, que se fez representar no feminino, é esperado um crescimento mais equilibrado e, sobretudo, mais informado, de todos os alunos, num ambiente comunitário de mais igualdade e harmonia.
Estas ações contaram com a participação das turmas A, B e C do 9º ano, 10ºA e 11ºA, da EBS do Vale do Âncora, acompanhadas pelos(as) docentes Helena B., Maria José M., Sónia T., Isabel R., José L., Álvaro A. e Dália L.. 

 JCR | GabCom

Escola Segura: internet e dispositivos móveis

tendo por foco os alunos do 9º ano de escolaridade da EBS do Vale do Âncora, as operacionais da GNR - Guarda Nacional Republicana, desenvolveram um conjunto de três ações de sensibilização tendo como elemento central a utilização do telemóvel e da internet. Os problemas relacionados com as potencialidades dos diferentes equipamentos e da internet em si, hoje com alcances inimagináveis, acumulam situações de perigo que urge identificar, numa ação preventiva, para que não seja necessária a atuação policial para a resolução do problema já instalado. A privacidade assumiu-se central nesta abordagem dado o incomensurável número de aplicações diariamente instaladas nos telemóveis e que solicitam acesso a diversos dados, como os contactos. Por outro lado surgem os riscos associados à geolocalização que determinam a partilha da localização pessoal com terceiros ou o registo de hora e local nas fotografias tiradas com o telemóvel e rapidamente partilhadas nas redes sociais. As compras online e a partilha de ficheiros cujo download fornece o IP do próprio, deixando-o também, por essa via, localizado, aliada a outras questões de suscetibilidade comum à idade dos alunos, não foram esquecidas e espera-se que delas resulte uma melhor proteção de todos. 

 JCR | GabCom

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Biblioteca da EBS do Vale do Âncora recebe importante oferta

A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Vale do Âncora levou recentemente a cabo uma campanha de angariação de fundos com o objetivo de adquirirem livros para oferecer à Biblioteca Escolar da EBS do Vale do Âncora. A campanha decorreu entre o mês de dezembro e janeiro e contou com a adesão de toda a população conseguindo assim um valor total de 510 euros. Este valor foi revertido em livros de leitura recomendada para o 1º, 2º e 3º ciclos, de forma a que mais alunos possam ter acesso a estes recursos educativos. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento agradecem a importante oferta da APEVA, que muito vem enriquecer o nosso fundo documental.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura 2018-19: resultados

Após a realização das provas de desempate, os alunos apurados são:

  • 4.º ano: Renata Silva (EB de Âncora)
  • 2.º ciclo: Mara Alves, 6.º B
  • 3.º ciclo: Margarida Costa, 7.º A
  • Ensino secundário: Letícia Pedreira, 11.º A
                            Parabéns a todos!

Concurso Nacional de Leitura 2018-19: prova de desempate

Os alunos dos vários ciclos de escolaridade, que se encontravam empatados, realizaram as respetivas provas de desempate, através de uma curta prova escrita a partir das obras selecionadas, para apurar quem serão os representantes do agrupamento na Fase Distrital do CNL.

Obras selecionadas:


 4.º ano



2.º ciclo




3.º ciclo



E. secundário

Leituras de Natal

Muitos alunos descobriram diversas histórias de Natal a partir da mostra da BE e realizaram sessões de leitura recreativa na última semana do período.
Deliciaram-se com os contos e muitas aventuras divertidas, como A Prenda de Natal de Henrique sempresespera de J. Burningham ou O Pequeno Pai Natal de A. Stohner  e com muitas outras histórias.









Grandes Leituras: histórias de Natal


Os Grandes Leitores fizeram descobriram aos alunos mais novos da escola (do 1.º ano) a história Sonho de Neve de Eric Carle ed. Kalandraka), que fala do inverno e, não podia deixar de ser, do Natal.
Os alunos curiosos seguiram os passos deste peculiar agricultor e dos seus animais resguardados no estábulo, debaixo de um manto de flocos de neve.
Desta vez, foram as alunas Ana Rita e Inês do 10.º A que animaram esta sessão de leitura e que souberam cativarem a atenção a atenção dos nossos espectadores.