sexta-feira, 8 de março de 2019

Educação ambiental: a água, um recurso precioso



No âmbito da educação ambiental e da educação para a cidadania, foi promovida na nossa BE, uma atividade centrada na importância da água, no dia 16 de Janeiro de 2019. A sensibilização e a valorização deste precioso recurso natural centrou-se na obra “O Senhor Ribeiro e o Guarda-Rios” da autoria de Pedro Seromenho, com ilustrações de Sebastião Peixoto, editado pela Paleta de Letras. Esta obra integra um projeto aprovado pelo Ministério do Ambiente, em resultado de uma candidatura apresentada pela Águas do Norte, em parceria com o Município de Caminha.

Na presença da Sra. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Dra. Liliana Ribeiro, e da Sra. Eng.ª Cristina Rocha, em representação da empresa Águas do Norte, e com a participação de todos os alunos do 2º, 3.º e 4º anos, foi apresentada a obra de forma original pelo próprio ilustrador e pela voz da contadora de histórias, Paula Guimarães.
Nesta sessão, alunos, docentes e participantes puderam acompanhar Sebastião Peixoto no seu trabalho de ilustrador que realizou, a carvão, o retrato de um dos protagonistas, o pássaro despertador. Seguiram dessa forma original a apresentação da história pela voz da Paula Guimarães.
Impulsionados pela obra, os alunos participaram com muito interesse no debate sobre os seus hábitos de consumo de água nas sua rotinas de higiene que a Sra. Eng Cristina Rocha proporcionou. Foram sensibilizado para a gestão cuidada deste recurso natural essencial à vida, para a preservação da água.
A completar a estratégia pedagógica seguida nesta iniciativa, foi igualmente apresentada uma aplicação para telemóvel (smartphones) que visa a redução do uso de água, integrando um simulador de consumo e a visualização de alertas sobre comportamentos e atitudes a ter no dia-a-dia.
Este projeto contando com os recursos da BE, envolveu alunos e docentes e contribui de uma forma lúdica e pedagógica para formação integral dos alunos do 1.º ciclo, globalmente, e a formação ambiental, em particular. Foram oferecidos  exemplares do livro e a ilustração realizada por Sebastião Peixoto.






sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Escola Segura: internet segura e violência no namoro

Voltadas para o ensino secundário, decorreram duas ações de sensibilização sobre a violência no namoro.
Os dados atuais não negam estudos que já apontavam para o crescimento da violência no namoro. Segundo dados da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, integrado no estudo "Violência no Namoro 2019", em pré-adolescente e jovens, entre os 11 anos e os 20 anos, com uma média de idade de 15 anos, contam-se um aumento, em mais de 15% do número de perseguições, um aumento em mais de 19 % ao nível da violência psicológica, um aumento em mais de 5% na violência física, entre outros tantos dados alarmantes. 
 Urge, pelo infeliz elenco de estatísticas que vão justificando a evolução para a violência doméstica, ou para a violência sobre as mulheres, com resultados assustadores em Portugal, alertar, tão precocemente quanto possível, para os sinais de violência do namoro e para a certeza de que a sociedade civil está atenta e determinada a agir.
 Estas ações de sensibilização ampliam o leque de iniciativas, como a #NamorarMemeASério, da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que visa identificar comportamentos violentos numa relação íntima. 
Com este conjunto de ações, numa estreita articulação e colaboração com o Núcleo da Escola Segura de Viana do Castelo, que se fez representar no feminino, é esperado um crescimento mais equilibrado e, sobretudo, mais informado, de todos os alunos, num ambiente comunitário de mais igualdade e harmonia.
Estas ações contaram com a participação das turmas A, B e C do 9º ano, 10ºA e 11ºA, da EBS do Vale do Âncora, acompanhadas pelos(as) docentes Helena B., Maria José M., Sónia T., Isabel R., José L., Álvaro A. e Dália L.. 

 JCR | GabCom

Escola Segura: internet e dispositivos móveis

tendo por foco os alunos do 9º ano de escolaridade da EBS do Vale do Âncora, as operacionais da GNR - Guarda Nacional Republicana, desenvolveram um conjunto de três ações de sensibilização tendo como elemento central a utilização do telemóvel e da internet. Os problemas relacionados com as potencialidades dos diferentes equipamentos e da internet em si, hoje com alcances inimagináveis, acumulam situações de perigo que urge identificar, numa ação preventiva, para que não seja necessária a atuação policial para a resolução do problema já instalado. A privacidade assumiu-se central nesta abordagem dado o incomensurável número de aplicações diariamente instaladas nos telemóveis e que solicitam acesso a diversos dados, como os contactos. Por outro lado surgem os riscos associados à geolocalização que determinam a partilha da localização pessoal com terceiros ou o registo de hora e local nas fotografias tiradas com o telemóvel e rapidamente partilhadas nas redes sociais. As compras online e a partilha de ficheiros cujo download fornece o IP do próprio, deixando-o também, por essa via, localizado, aliada a outras questões de suscetibilidade comum à idade dos alunos, não foram esquecidas e espera-se que delas resulte uma melhor proteção de todos. 

 JCR | GabCom

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Biblioteca da EBS do Vale do Âncora recebe importante oferta

A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Vale do Âncora levou recentemente a cabo uma campanha de angariação de fundos com o objetivo de adquirirem livros para oferecer à Biblioteca Escolar da EBS do Vale do Âncora. A campanha decorreu entre o mês de dezembro e janeiro e contou com a adesão de toda a população conseguindo assim um valor total de 510 euros. Este valor foi revertido em livros de leitura recomendada para o 1º, 2º e 3º ciclos, de forma a que mais alunos possam ter acesso a estes recursos educativos. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento agradecem a importante oferta da APEVA, que muito vem enriquecer o nosso fundo documental.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura 2018-19: resultados

Após a realização das provas de desempate, os alunos apurados são:

  • 4.º ano: Renata Silva (EB de Âncora)
  • 2.º ciclo: Mara Alves, 6.º B
  • 3.º ciclo: Margarida Costa, 7.º A
  • Ensino secundário: Letícia Pedreira, 11.º A
                            Parabéns a todos!

Concurso Nacional de Leitura 2018-19: prova de desempate

Os alunos dos vários ciclos de escolaridade, que se encontravam empatados, realizaram as respetivas provas de desempate, através de uma curta prova escrita a partir das obras selecionadas, para apurar quem serão os representantes do agrupamento na Fase Distrital do CNL.

Obras selecionadas:


 4.º ano



2.º ciclo




3.º ciclo



E. secundário

Leituras de Natal

Muitos alunos descobriram diversas histórias de Natal a partir da mostra da BE e realizaram sessões de leitura recreativa na última semana do período.
Deliciaram-se com os contos e muitas aventuras divertidas, como A Prenda de Natal de Henrique sempresespera de J. Burningham ou O Pequeno Pai Natal de A. Stohner  e com muitas outras histórias.