sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Grandes Leitores

Esta semana, deu-se início ao projeto “Grandes Leitores”, no âmbito da promoção da leitura. Esse projeto tem por objetivos de valorizar os livros e a leitura e incluir partilhas de leituras que envolvam alunos de vários ciclos de ensino.
Duas “grandes leitoras” do 3.º ciclo, Gabriela A. e Maria M., estriaram-se e apresentaram oralmente e em suporte digital, aos seus colegas do sexto ano e aos respetivos professores das turmas envolvidas (professoras de Português, de Ciências Naturais e de História), a obra O Grande Gigante Gentil de Roald Dahl, escritor galardoado com vários prémios literários de renome, e Flora e Ulisses de Kate DiCamillo, autora de inúmeros livros igualmente premiados para jovens leitores.
Cada apresentação foi cuidadosamente realizada a partir de pesquisa, recolha e tratamento de informações sobre os autores, ilustradores e publicações, com o apoio da professora Paula Castro. A Gabriela e a Maria justificaram as suas escolhas de leitura nos exercícios de crítica literária. As “grandes leitoras”, nas suas apreciações críticas, destacaram a originalidade das obras, os problemas bem atuais que os protagonistas enfrentam, os valores e  os princípios e sublinharam o humor que percorre as duas narrativas, despertando assim grande interesse e motivação para a leitura das duas obras.
Os alunos do sexto ano seguiram com muita atenção esta partilha de leituras e entusiasmaram-se pelos livros apresentados. No final, colocaram algumas questões e fizeram também comentários sobre os autores, que muitos já conheciam das adaptações cinematográficas de Charlie e a Fábrica de Chocolate e de A Lenda de Desperaux. Outros alunos relataram as suas experiências de leitura de outras obras de Kate DiCamillo, nomeadamente Por Causa de Winn-Dixie e A Odisseia de Edward Tulane.
Todos deram os parabéns à Gabriela e à Maria pela qualidade das suas apresentações!

Sem comentários:

Enviar um comentário