quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O Carnaval dos Animais

O Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns
Sinopse
O Carnaval dos Animais é uma fantasia zoológica e musical composta por Camille Saint-Saëns (Paris, 1835 - Argel, 1921) para a Terça-feira de Carnaval de Paris de 1886. Inspirado nesta obra, o texto, poético e delicado, de José António Abad Varela interpreta as catorze breves peças desta humorística composição musical, pensada em jeito de paródia, como a celebração do aniversário do rei da selva, o Leão, ao qual ocorrem os mais díspares animais, cujo desfile então começa…

Comentário de Pedro M. Silva:
"Cada um dos pequenos andamentos  – interpretados pela Academy of London – tem direito a uma ilustração só para si (da autoria de João Vaz de Carvalho), que se lê como um quadro, numa história (texto de José Antonio Abad Varela) que mostra que, na selva, é mesmo o leão quem tem a última palavra sobre quando deve começar a festa. Afinal de contas, é o seu aniversário que estamos a celebrar, e para além dos animais há também ossos e esqueletos fluorescentes que não dizem que não a um pé de dança. Música maestro, que a arca de Noé está a viver uma festa de arromba!" 

 Para descobrir este carnaval muito especial, clicar em:

Atividade:
Os professores de Ed. Musical responderam ao convite da BE e apresentaram a obra de C. Saint-Saëns às suas diversas turmas do 2.º ciclo. Em articulação com a Equipa da BE, fizeram a promoção do livro editado pela Kalandraka. Foram lidos pelos Amigos da BE e pela PB alguns excertos da história e depois  foram apresentadas as respetivas peças da composição musical. Os alunos curiosos e atentos seguiram os rugidos do Leão e o canto do Cuco e divertiram-se ao descobrir a peça sobre os fósseis. A apresentação musical foi realizada em suporte digital.










Sem comentários:

Enviar um comentário