quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Era uma vez...



Era uma vez …

Durante a tarde de Sexta-Feira 15 de Janeiro de 2010, uma boneca, um lobo, um caracol, uma lavadeira e um cágado surgiram na Biblioteca Escolar da Escola Básica de V. P. Âncora, pela voz do contador António Fontinha!

Os alunos, envolvidos no projecto Com Todas as Letras promovido pela Biblioteca Municipal de Caminha, maravilharam-se com estes contos portugueses recolhidos da tradição oral.

Sussurrando aos ouvidos das crianças, António Fontinha explicou-lhes a origem ancestral dos contos tradicionais e relembrou-lhes as heranças esquecidas do nosso imaginário. E, baixinho, como a contar um segredo, continuou: Era uma vez uma menina muito pobrezinha. Vivia na parte mais pobre da vila, longe do castelo. Passava o dia a vender as meias que a irmã mais velha fazia. “Quem quer meias quentinhas, meias quentinhas para agasalhar os pezinhos, quem quer…” Até que um dia apareceu uma velhinha que trazia uma boneca tão linda, tão bonita, tão… que a menina não conseguia despegar o olhar da boneca. A velhinha perguntou-lhe “Queres a boneca?”…

O nosso contador de histórias, ora com voz de recato ora com voz de trovão, apresentou também as histórias O Lobo e o Caracol e A Lavadeira e o Caracol e os alunos cativados seguiam-lhe os passos e aguardavam, expectantes, o desfecho dos contos.

Sem comentários:

Enviar um comentário