Create a Free Slideshow
Durante o mês de abril, na nossa escola, houve
perfume, poemas, flores, cores e sabores para celebrar as “As Cores da Poesia”.
Para esta atividade, os alunos do 2.º ciclo nas aulas de Língua Portuguesa descobriram
a linguagem poética e, dando largas à imaginação nas aulas de EVT, surgiram
assim desenhos de borboletas, tulipas, rosas, pombas, enfim... jardins
coloridos!
Com o apoio e colaboração dos encarregados de educação, dos professores e
dos funcionários da escola, os alunos recolheram flores, folhas, serrim, casca
de árvores, sal e outros elementos da natureza. E no dia 17 de Abril,
arregaçaram as mangas e construíram, sob a orientação dos professores de EVT,
um belíssimo tapete de flores, que ficou em exposição de modo a ser admirado
por toda a comunidade educativa. Foi junto a esse tapete florido que os alunos
do quinto e sexto anos declamaram poesia aos seus colegas dos jardins de
infância, do 1.º e 2.º ciclo, que os ouviram inspirados e, agradados,
aplaudiram com entusiasmo.
Mas como as flores não servem apenas para deleite do nosso olhar, a ementa
da cantina também foi especial, permitindo aos alunos descobrir que, afinal,
também há flores agradáveis ao nosso palato.
Foi, pois, uma forma diferente e lúdica de os alunos aprenderem novas
aptidões e experimentarem novas emoções e sensações!
Testemunhos de alunos do quinto B:
“No dia 17 de abril,
concretizou-se a atividade “As Cores da Poesia”. Fizemos uns tapetes de flores
com sal, serrim, pétalas de flores, borra de café, folhas e casca de pinheiro. No dia seguinte, decoramos
alguns poemas para os alunos do 5.º A, 5.º D e 6.º E. Eu estive muito nervoso
mas acabei por me sair bem. Gostei muito desta atividade e gostava de a repetir
em breve.”
João
“Estivemos a
construir tapetes floridos e a declamar poemas para outras turmas. Foi uma nova
experiência bastante trabalhosa. Para mim, os alunos
de quinto e sexto anos estão de parabéns, pois empenharam-se muito!”
Flávia
“Na terça-feira 17 de
abril, construímos o tapete de flores com o molde e os materiais trazidos de
casa. Para fazer o tapete, iam quatro alunos de cada vez. Gostei muito de
participar. Gostava que se
fizesse mais destes trabalhos para que as pessoas pudessem ver e saber que tipo
de trabalho fazemos nas aulas de EVT e de Língua Portuguesa. O trabalho ficou
bonito e contou com a colaboração dos alunos, professores e funcionários, não esquecendo
os nossos pais.”
André
“O nosso tapete foi
feito junto ao das outras turmas formando um tapete gigante. No dia seguinte,
declamamos poemas. Gostei muito desta tarefa, achei-a interessante e divertida.
Espero voltar a repetir esta atividade porque assim perdemos o medo de
enfrentar o público.”
Gonçalo
“Gostei de ajudar a fazer os tapetes de flores e aprendi a não ter vergonha do público.”
“Gostei de ajudar a fazer os tapetes de flores e aprendi a não ter vergonha do público.”
Cláudia
“Gostei muito de
decorar e construir o nosso tapete e, também, adorei sentir o aroma das
flores.”
Tiago
“Adorei fazer o
tapete de flores porque ficou muito belo e gostei de ver todas as turmas
trabalharem juntas.”
António
“Esta atividade foi
muito interessante. Gostei mais de declamar os poemas, apesar de não me sentir
muito à vontade. Parece fácil quando estamos a ler para nós, mas quando temos
de enfrentar o público é mais complicado…”
Jéssica
“Adorei realizar esta
atividade pois aprendi que com a colaboração de todos a poesia pode ser
emocionante e colorida.”
Ana
Ana
“Todos trouxeram sal,
flores, serrim, borra de café e folhas. Cada um contribuiu à sua maneira. Cada
um fazia um bocadinho do tapete e assim todos ajudaram. Declamamos os poemas.
Empenhamo-nos muito, pois não era fácil enfrentar o público. No fim, recebemos
elogios dos professores e de alguns alunos. Esta atividade agradou-me e gostava
que voltasse a acontecer.”
Sofia
“Fiquei maravilhada e
percebi quanto trabalho e esforço os meus amigos, professores, auxiliares e
encarregados de educação tiveram. Gostei imenso dos
tapetes!”
Érica
Sem comentários:
Enviar um comentário