sexta-feira, 24 de abril de 2015

Comemorar a Revolução de Abril com José Afonso, Amália Rodrigues, Chico Buarque e outros autores




   Depois de ter explorado o vídeo "Chico Buarque canta a Revolução dos Cravos", os alunos do sexto ano comemoraram o Dia da Liberdade/ 25 de abril de 1974 com poemas de Sophia de Mello Breyner Andersen, José Cutileiro, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Reinaldo Ferreira e Carlos Pinhão. Previamente e com o apoio dos seus professores de Português e da Equipa da BE, os alunos analisaram os textos poéticos, elaboraram uma introdução para cada um dos poemas e prepararam a sua declamação. 
   No dia 27 de abril, as turmas de sexto ano deslocaram-se às salas de aulas dos seus colegas do 4.º e 5.º anos e apresentaram com dedicação e expressividade os poemas "Revolução", "25 de Abril", "Os Medos", "Cantiga de Abril", "Romance de Pedro Soldado", "Menina dos olhos tristes" e "Elefante de Abril". No fim da apresentação, ofereceram a cada aluno e professor um cravo para lembrar o valor inestimável da liberdade.

 


   Todas as turmas do quinto e sexto anos deslocaram-se à BE e, com o apoio dos seus professores e da Equipa da BE, exploraram entrevistas a José Jorge Letria e ao Capitão de Abril Vasco Lourenço, reportagens sobre "Conta-me como foi o 25 de abril", o artigo "25 de Abril  sempre!"e o jogo da campanha eleitoral de Humberto Delgado, apresentados nos vários números da revista Visão Júnior. De igual modo, descobriram registos fotográficos e cartazes de outros documentos.





Sem comentários:

Enviar um comentário