quinta-feira, 12 de abril de 2018

Saber mais: D. Afonso Henriques


Os alunos do 5.º A realizaram um trabalho de pesquisa sobre o primeiro Rei de Portugal, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP). Fizeram o tratamento das informações recolhidas a partir de várias enciclopédias e obras da BE e, ainda, de algumas páginas da Internet, sob a orientação da professora de HGP e com o apoio da Equipa da BE. Os alunos apresentaram, por fim, ao grupo turma o trabalho produzido.



Biografia de D. Afonso Henriques                                


     Não há certezas sobre o local e a data de nascimento mas, pensa-se que D. Afonso Henriques nasceu entre 1108 e 1109, e os historiadores dividem-se entre Guimarães, Viseu ou Coimbra. Morreu em Coimbra, em 1185. 
     Os seus pais foram D. Henrique de Borgonha (um cruzado que veio ajudar na Reconquista Cristã) e D. Teresa de Leão, a qual lutou contra ele em 1128, na batalha de S. Mamede, em Guimarães. D. Afonso Henriques saiu vitorioso e começou a governar o Condado Portucalense que, mais tarde, se tornou num reino. D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Ficou conhecido como “O Conquistador” por ter conquistado muitas terras aos mouros que ocupavam a Península Ibérica. Entre muitas batalhas, destacam-se a batalha de Ourique em 1139 e a conquista de Lisboa em 1147.
     Em 1143, o rei de Leão e Castela, D. Afonso VII e seu primo, no tratado de Zamora, reconheceu Portugal como país independente e D. Afonso Henriques como o seu primeiro rei.
     Mais tarde, em 1179, o Papa Alexandre III reconheceu D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal através da Bula Manifestis Probatum. 
     D. Afonso Henriques teve um longo reinado que durou 46 anos (1139-1185).
                                 Diogo M.R., 5.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário