quinta-feira, 24 de maio de 2018

II Festa do Livro de Caminha

Iniciou-se a II Festa do Livro de Caminha, uma organização conjunta da Biblioteca Municipal de Caminha e do Agrupamento de  Escolas S. Pais em parceria com a Livraria Bertrand de Viana do Castelo.

Os alunos do 4.º ano da nossa escola foram os primeiros a participar. Assistiram, com muito interesse, à apresentação da obra Água Doce, fluir com o rio pelas duas autoras, Danuta Wojciechowska ilustradora consagrada e premiada, e Joaninha Duarte. 
A obra "através de uma linguagem lúdica, jogos e atividades, assinala a importância e a urgência de proteger os cursos de água e os seus ecossistemas. Ao mesmo tempo destaca-se a riqueza deste património, do ponto de vista material e imaterial. Recorrendo a curtas narrativas, factos científicos, dicas e curiosidades, estimula-se a imaginação da criança e o seu sentido crítico perante o modo como usamos a água doce. Com esta ferramenta educativa, as autoras convidam à participação. Os desafios propostos procuram o envolvimento, por via do desenho, da escrita e da experimentação. De um modo abrangente, promove-se a criatividade da criança e a cidadania ativa, no contexto do desenvolvimento sustentável."(informações recolhidas de https://www.fnac.pt).

 
 Para saber mais, clica: Água Doce, fluir com o rio 





De seguida, foram os alunos do 2.º ciclo a deslocarem-se à Biblioteca Municipal de Caminha. Assistiram à leitura expressiva, acompanhada com música, da obra "As Naus de Verde Pinho" de Manuel Alegre, apresentada pelos alunos do 6.º A/B da EBS de Caminha.
Foram ainda recompensados os alunos que se destacaram em concursos escolares:

-Matilde Simões Seixas, aluna da EBS do Vale do Âncora, vencedora da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no seu escalão etário (2º ciclo) e representante do distrito de Viana do Castelo na final nacional a realizar em Pombal, no próximo dia 10 de junho;
-José Pereira, aluno da EBSde Caminha, menção honrosa no concurso "Uma Aventura Literária".

II Festa do Livro - Dia 3


Ler mais: https://bibcouraminho.webnode.pt/products/ii-festa-do-livro-dia-3/

Sem comentários:

Enviar um comentário