quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Projeto Nosso Mar

As Lendas do Mar deram mote a visita ao Nosso Mar. No passado dia 16 de novembro, os alunos das turmas do 3° ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora exploraram, junto ao Mar, mais uma Lenda do Mar, no âmbito da ação UMMAR de Trabalhos que, sob a orientação dos docentes Marília R.e António G., têm promovido a ligação ao Mar pela leitura.
O som, o cheiro, a visão ou o tacto, intensificaram e apelaram assim a uma atenção ímpar dada à segunda lenda do livro "Lendas do Mar", de José Jorge Letria, com o título "Grão a grão se trava o mar", lida junto ao Mar e explorada em momentos posteriores, em sala de aula, numa apropriação pedagógica que concorre para o projeto integrador Nosso Mar. 
 "UMMAR de Trabalhos" marca assim o trilho de aprendizagem que se têm afirmado, desde o início do ano letivo, na Escola e na Comunidade, justificando e valorizando o "Nosso Mar" como opção de influência local na construção dos saberes dos alunos da EBS do Vale do Âncora, aqui enriquecida pela ação exploratória da literatura.
Nesta atividade participaram ainda os alunos do 2°ano e do 4°ano, acompanhados pelos respetivos docentes titulares das turmas, professoras Cidália B. e Idalina P., bem como o coordenador de estabelecimento, professor Flamiano Martins. 




O mar é o espaço natural das viagens, dos sonhos, dos mistérios e das lendas. Ler estas lendas é conversar baixinho com o mar, num país que não pode ser contado nem imaginado sem ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário