quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Umas girafas muito especiais...

A BE recebeu os alunos mais novos da escola e, para celebrar o Dia Mundial do Animal, dinamizou várias atividades centradas em duas obras do Plano Nacional de leitura onde a girafa (um animal muito querido das  crianças) partilha a vida e as preocupações dos nossos alunos.
A equipa da BE desenvolveu, primeiro, atividades de pré-leitura (a partir do livro A Girafa, ed. Ulisseia Infantil) com os alunos sobre o habitat, a morfologia, os hábitos alimentares e as singularidades da girafa (animal mais alto do mundo, nunca se deita, nem para descansar...). A equipa procurou também sensibilizar os alunos para a ameaça de extinção desta espécie devido à falta de habitat, à desflorestação, guerra e caça furtiva.


Plano Nacional de Leitura: Gira Gira vai à escola e A Girafa que comia estrelas

Os alunos do 1.º ano ficaram a conhecer, através de uma sessão de animação à leitura  pela D. Ana Paula, o sonho da pequena girafa, Gira Gira (da coleção Aventuras da girafa Gira Gira de Mário Castrim com ilustrações de Elsa Navarro, ed.Campo das Letras). Descobriram as ilustrações muito sugestivas e divertidas e recontaram as peripécias da singular girafa que, com muito empenho, ultrapassou os diversos obstáculos, evidenciando os apoios que Gira Gira encontrou para conseguir concretizar o seu sonho. Realçaram a solidariedade das crianças, através da ajuda entusiástica da Adriana e das outras crianças que manifestaram a favor da entrada da nossa girafa na escola. Divertiram-se, por fim, a concluir um marcador, ao pintar a sua própria Gira Gira.

Excerto:
“Gira Gira gostava de espreitar para o pátio onde brincavam as meninas e os meninos. Gira Gira tinha um sonho: andar na escola.  Foi ter com uma pessoa importante e a pessoa importante disse:
- As girafas não podem andar na escola.
Então Gira Gira pôs um cartaz ao pescoço e (...)”



Os alunos do 2.º ano também descobriram uma girafa extraordinária, Olímpia, do livro A Girafa que comia estrelas, da coleção Moinhos de Vento, ed. Dom Quixote). Seguiram com muito interesse e divertimento a leitura expressiva do texto e das  ilustrações pela voz da D. Ana Paula. 
Todos participaram no reconto da história de Olímpia. Destacaram a amizade improvável e surpreendente entre a girafa e a galinha do mato e o problema da falta de água e as suas terríveis consequências. Debateram com muito interesse questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, como a poluição, os incêndios...
"Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frase feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram?
Com humor, mestria e simplicidade, José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte contam-nos uma bela história de amizade e engenho."

 Descobre o autor nesta entrevista:






Sem comentários:

Enviar um comentário