terça-feira, 5 de maio de 2020

25 de abril e Liberdade...



A liberdade para mim é a capacidade própria do ser humano poder dar a sua opinião e agir de forma autónoma dentro da lei.
            No dia 25 de Abril de 1974, muitos militares lutaram pela nossa liberdade, pondo fim à ditadura que durou 48 anos. Antes desse dia, todos eram obrigados a obedecer ao chefe do governo e não podiam dar as suas opiniões, mas a partir dessa data começou-se a viver livremente, tendo o direito a votar, à saúde, à educação e à liberdade de expressão e de reunião.
            Viver em liberdade foi uma grande conquist,a pois ainda hoje alguns países vivem em ditadura.
Neste momento, estamos a sofrer uma pandemia; devido à COVID-19 estamos em isolamento social. Pois, não temos total liberdade de fazermos o que queremos devido a isso. 
Depois disto passar, o meu maior desejo é estar com as pessoas de que mais gosto, que neste momento estão longe de mim e que me fazem muita falta.

Érica S.

Para mim, a liberdade é viver como bem nos apetece, mas dentro das leis.
A liberdade é importante porque, antes de 1974, não se podia estar num pequeno grupo de pessoas a conversar. Atualmente, pode-se falar à vontade com quem quisermos e onde quisermos.
Eu vivo num país com liberdade, mas neste momento não estamos a ser totalmente livres por causa de uma pandemia mundial chamada COVID-19, que nos está a atacar.
Esta proibição de liberdade é positiva para a nossa saúde, mas infelizmente nós não estávamos habituados a estar fechados nas nossas casas, sem vermos os nossos familiares e amigos.
Todos esperamos que esta pandemia seja temporária para tudo voltar ao normal.
Lucas D.

A importância da liberdade


            Ser livre é  ter o direito de agir conforme a sua própria vontade, não prejudicando outra pessoa; é expressar as suas opiniões sem ser censurado. Para mim, a liberdade é poder sair de casa, passear e estar com os meus amigos.
           Este direito foi conquistado a 25 de Abril de 1974 quando se deu uma revolução organizada por militares, chamaram-lhe a Revolução dos Cravos. Portugal deixou para trás um regime de ditadura e passou a viver em democracia. Após esta revolução tudo o que não podíamos fazer, passamos a poder; tudo o que era proibido deixou de ser. 
           No final do ano de 2019, apareceu na China um vírus que se espalhou rapidamente por todo o mundo, transformando-se numa pandemia.
           Com esta situação, perdemos uma parte da liberdade que tínhamos, passamos a viver em isolamento social. Não podemos sair de casa quando queremos, os meus pais saem somente quando faz falta ir  às compras e a minha mãe faz por juntar várias coisas para evitar sair.
         Parece que estamos prisioneiros nas nossas próprias casas. Ainda bem que temos um terreno grande onde posso esticar as pernas! Se vivesse num apartamento sem espaço exterior, acho que estaria muito triste.
É importante termos a nossa liberdade, poder ir onde queremos com quem queremos.
Espero que isto passe depressa; já tenho saudades de ir  a casa dos meus avós, de poder abraçá-los e beijá-los. Hoje em dia, temos a internet para conversar uns com os outros, mas os meus avós, não têm, por isso já não os vejo há muito tempo. Tenho saudades de estar com os meus amigos pessoalmente.
                                                                                                              Leonardo M.

Antes do 25 de Abril de 1974, não havia liberdade de expressão; não havia direito ao voto; as enfermeiras, telefonistas e hospedeiras não podiam casar e as professoras tinham que ter licença própria para o fazer. Não era permitido comemorar o Dia do Trabalhador; na escola, as crianças tinham que usar fardas e eram separadas por género.
Há vários direitos que foram conquistados, após a revolução de 25 de Abril. Hoje em dia, é muito diferente, temos liberdade: podemo-nos expressar, casar com quem quisermos e na escola há mistura de rapazes e raparigas a estudar juntos. É importante viver em liberdade para termos os nossos direitos.
A situação que estou a viver por causa do vírus é muito complicada. Pois, não posso ir à escola, estar com os meus amigos e familiares. Nem tão pouco ir até ao campo jogar à bola.
Quando este isolamento acabar, o meu maior desejo é ir para o campo jogar futebol com os meus amigos.
Hugo R.

Sem comentários:

Enviar um comentário