No Dia da Alimentação 2021, celebrado no dia 16 de outubro, o atual secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, primeiro ministro de Portugal de 1995 a 2002, voltou a destacar a insegurança alimentar ligada à falta de alimentos, ao desperdício de alimentos e ao aquecimento climático do nosso planeta. Ressaltou que "Enquanto família humana, a nossa prioridade é um mundo sem fome", apelando à solidariedade neste período em que a fome voltou a aumentar!
Consulta as informações das ONU/Nações Unidas:
Nações Unidas, Centro de Informação
A BE associou-se a esta celebração e quis evidenciar também a soliedariedade, um dos valores mais importantes para o futuro da nossa sociedade.
Os alunos mais novos do 2.º ciclo participaram numa atividade dinamizada pela D. Ana Paula Ribeiro da equipa da BE que lhes apresentou a leitura em voz alta do conto A Sopa de Pedra, recontado por José Viale Moutinho. Os alunos, a partir da interpretação do conto, analisaram os comportamentos, os sentimentos dos personagens, a estratégia do frade e o final da narrativa.
A D. Ana Paula planificou essa atividade em contexto de aulas de substituição, aproveitando a presença dessas turmas na BE, com o objetivo de motivar os alunos a descobrir os livros e os outros documentos da nossa BE e, sobretudo, levá-los a treinar vários tipos de leitura, a expressão oral e ainda a expressão dramática.
Num segundo momento, A D. Ana Paula incentivou estes alunos de 5.º ano a realizar, de forma expressiva, a leitura dialogada do conto, em pequenos grupos para a sua respetiva turma.
Sem comentários:
Enviar um comentário