segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

O Mar

No âmbito dos programas Escola Azul e Eco-Escolas e do domínio de articulação curricular (DAC) foram desenvolvidas várias atividades sobre o mar. A BE associou-se a essas iniciativas e, em articulação curricular com os docentes do 3.º ano da nossa escola, dinamizou sessões de leitura à volta dos livros O Médico do Mar de Leo Timmers, Senhor Cavalo-Marinho de Eric Carle e Mar Azul Profundo de Richard Ferguson.



A D. Ana Paula, "assistente" do médico do mar, apresentou, a cada turma do 3.º ano (dividida em dois grupos) o famoso médico que "todas as manhãs, mergulha nas profundezas do oceano no seu fantástico submarino" para tratar das mazelas das criaturas marítimas. Com a primeira leitura em voz alta realizada pela D. Ana Paula, os alunos divertiram-se a descobrir os problemas de saúde do cavalo-marinho, do tubarão,do polvo e da baleia. 
De seguida, foi a vez dos alunos participaram. Escolheram, a partir dos três livros, uma criatura marinha, e preparam a leitura expressiva dos excertos e das informações do seu animal predilecto para todos os presentes. 
Por fim, realizaram com empenho a leitura autónoma de obras, a partir de uma mostra de livros relacionados com o mar, os animais marinhos e os problemas de poluição.




Sem comentários:

Enviar um comentário