terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Literacias: Centenário da Elevação a Vila de Vila Praia de Âncora: DAC (I)

Textos produzidos pelos alunos do 6.º B, após exploração, na BE e na sala de aula, do livro Toponímia de Vila Praia de Âncora, com a orientação da professora de Português, prof.ª Paula C., e do apoio da Equipa da BE e dos Enc. de Educação, no âmbito do DAC da turma.

Publicação de alguns textos:

  • Rua Carlos Portela

A minha rua... 

Eu vivo em Vila Praia de Âncora numa rua muito linda. A minha rua chama-se Rua Carlos Portela. Ela é especial, porque é minha e cada rua é especial para cada um de nós. Nela habitam poucas pessoas, mas cada uma tem uma história diferente.

A minha rua chama-se assim, porque existiu um senhor chamado Carlos Portela, residente em Vila Praia de Âncora. Ele foi bombeiro e Presidente da Junta nos anos de 1972 a 1974.

A minha rua normalmente está limpa, mas como lá vivem muitos cães, muitas vezes encontro-a suja. A minha rua tem um parque infantil, usufruído por mim quando era pequenina, mas agora não está em perfeitas condições. Está um pouco destruído por ser usado por adolescentes e crianças de um ATL.

Espero que mantenham a minha rua limpa e que façam manutenção ao parque infantil, para durar mais alguns anos e para que possa ser usado por muitas mais crianças.

 

Matilde C., 6.ºB

Toponímia



A minha rua... 

Eu vivo na rua Carlos Portela, em Vila Praia de Âncora. A minha rua chama-se assim, por causa de um senhor chamado Carlos Portela, que foi bombeiro e Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora (1972-1974). Em sua homenagem, batizaram a minha rua com o seu nome.

A minha rua é pequenina, mas muito bonita. Existem um jardim e um parque infantil. Quando eu tinha seis anos, ia brincar no parque, mas como também iam para lá os meninos das creches, os equipamentos ficaram avariados e destruídos.

Espero que a minha rua tenha uma limpeza, que arranjem o parque e que coloquem uma placa com o sinal de proibido deixar os dejetos dos animais no chão. A rua fica muito suja por causa disso.

Apesar desses problemas, eu adoro a minha rua, porque desde pequenina que essa rua foi o meu lar, o meu abrigo e o meu sítio preferido de estar.

Alice C., 6.ºB

Toponímia

Sem comentários:

Enviar um comentário