quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

   Todos os alunos do Agrupamento visitaram a nossa Biblioteca Escolar, no meses de novembro e dezembro, e participaram com muito entusiasmo nas atividades centradas no famoso conto tradicional O Capuchinho Vermelho
   Estiveram em contacto com diferentes versões do conto, a nível textual com Perrault, Grimm, Manuel António Pina, Alice Vieira, Luísa Ducla Soares (entre outros) e, a nível visual, com a recriação d'O Capuchinho Vermelho de Paula Rego e com outras recriações ao estilo de Picasso, Miró, Léger, Chirico e Mondrian, com o apoio dos seus professores Titulares, professores de Português e de Educação Visual.
   Descobriram as histórias de Roald Dahl e Alice Vieira sobre O Capuchinho Vermelho. Realizaram uma leitura comparada dos vários "Capuchinhos Vermelhos", confrontaram as diferentes interpretações do conto, fizeram apreciações críticas dos trabalhos dos pintores apresentados na exposição, resolveram labirintos para fugir do "Lobo Mau", coloriram, legendaram, construíram fantoches dos protagonistas e alguns representaram, com grande efusividade, a sua versão favorita d' O Capuchinho Vermelho! Para concluir todo o trabalho desenvolvido, os alunos divertiram-se com o filme de animação Capuchinho Vermelho: A Verdadeira História.

   Relê a história de Roald Dahl clicando em  A Menina do Capuchinho Vermelho de Roald Dahl .

  Os alunos do 5.º C e 5.º E, depois de ouvirem a versão de Roald Dahl, ficaram intrigados com o final da história: "Passaram os dias, passou um mês / Vi a menina no bosque outra vez, / Mas sem o capuz, sem capa encarnada, / Toda diferente, toda mudada. / Sorrindo me explicou: Daquele bobo / Fiz este casaco de pele de lobo". Então,  imaginaram  outras aventuras com esta menina tão corajosa!  
Descobre estas aventuras na página Leituras do blogue!




Nenhum comentário:

Postar um comentário