quinta-feira, 5 de março de 2015

Escrita criativa: um herói português!

Um Herói Português

   Aristides de Sousa Mendes foi cônsul português em Bordéus. Nasceu a 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato, perto de Viseu.
   Na minha opinião, Aristides de Sousa Mendes fez muito bem em desobedecer às ordens de Salazar, quando começou a distribuir vistos aos refugiados judeus que fugiam de Hitler.
   Esteve sem comer e ficou muito cansado porque passou três dias a salvar pessoas. Mas não foi fácil para o cônsul português tomar essa decisão, porque sabia que ia ser castigo.
   Aristides de Sousa Mendes foi um grande herói, sacrificou a sua própria vida pelos outros.
   É um grande exemplo para nós!
Ana Beatriz O.


Um Homem de Coragem!

   Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Bordéus em França em 1940, ficou conhecido por ter salvo cerca de 30 000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial, prejudicando-se a si próprio.
   Na minha opinião, Aristides de Sousa Mendes foi um homem bom e corajoso. Emitindo vistos a refugiados judeus e comunistas, perseguidos pelas tropas  nazis de Hitler, evitou que eles fossem mortos. Foi afastado da diplomacia por Salazar que o impediu de trabalhar, prejudicando a si e à sua numerosa família. Morreu na miséria.
   O diplomata teve um ato de coragem, foi um verdadeiro herói!
Inês R.


Aristides de Sousa Mendes

   Aristides de Sousa Mendes foi um grande herói, salvou muitas vidas durante a II Guerra Mundial, servindo vistos e alimentos.
   Na minha opinião, ele foi um homem muito corajoso, gentil e humano. Pois, não se importou com a religião das pessoas perseguidas nem com a sua raça.
   Eu, antes de ler e estudar a obra, não o conhecia mas agora conheço-o o suficiente para dizer que Aristides de Sousa Mendes foi digno!

Rui C.

Sem comentários:

Enviar um comentário