quinta-feira, 4 de abril de 2019

Semana da Leitura: Encontro com a autora Raquel Ramos

A Semana da Leitura iniciou-se, na nossa escola, com o encontro com a autora de literatura infantojuvenil, prof. ª Raquel Ramos.
Numa primeira sessão, os alunos da turma do 7.º A, acompanhados pela sua prof.ª de português, Teresa P., e pelo seu prof. de expressão  dramática F. Borlido, divulgaram os seus trabalhos (realizados a partir do livro Diário de Ana Joana, 13 anos) e participaram numa animada conversa onde os alunos questionaram a autora sobre o seu percurso escolar, a sua vida profissional, as influências literárias e o processo de escrita. Concluíram a sua participação com a apresentação bem expressiva do poema de António Nobre, Georges! anda ver meu país de Marinheiros.
Numa segunda sessão, foi a vez dos alunos do 6.º ano. Previamente, em trabalho de sala de aula, os alunos das quatro turmas de 6.º ano, orientados pelos seus professores de português, descobriram o trabalho da autora, estudando excertos da vida de Ana Joana, em leitura orientada de Diário de Ana Joana, 12 anos. A autora, numa conversa informal e de grande proximidade, respondeu às perguntas dos alunos sobre a sua bibliografia e o seu trabalho de escrita.  Para concluir, os alunos do 6.º A e 6.º B divulgaram os seus trabalhos, inspirados pela apresentação de Ana Joana.




Raquel Ramos nasceu, em Paris, no ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Além de ensinar Inglês e Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.
Desde 2007, colabora com a RBE para que as bibliotecas sejam lugares fantásticos nas escolas.
Livros infantojuvenis publicados: Episódios da vida de um jovem gato, 2014; Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas, 2015; Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura, 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário