segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Encontro com Luísa Ducla Soares II


Os alunos do 6.º ano, depois de ter realizado a leitura orientada de "Que grande furo!" (do livro Três Histórias do Futuro, ed. Civilização) a partir de um guião de leitura, a leitura recreativa de várias obras e atividades de pesquisas de informações sobre a biografia e bibliografia da autora, efetuaram, após o encontro com a escritora, um trabalho de expressão escrita na sala de aula e na BE.

Comentários produzidos pelos alunos da turma do 6.º A e 6.º C:


No dia 17 de outubro, deslocamo-nos até ao Cineteatro dos Bombeiros em Vila Praia de Âncora ter com a escritora Luísa Ducla Soares e com o músico Daniel Completo.
Nesse encontro, o que achei mais interessante foi quando a escritora começou a responder às perguntas. As suas respostas fizeram-me ver que nem tudo é fácil na vida e que é preciso ter uma paixão enorme para escrever e nunca desistir. A escritora também acreditava nos seus sonhos e nós devemos fazer o mesmo.
Achei esse momento com a autora muito divertido e interessante, sobretudo pela sua simpatia e via-se que a senhora tinha prazer de responder às nossas questões.
Esse encontro passou muito depressa também por causa das músicas que Daniel Completo adaptou aos poemas. E no final, todos nós cantamos o Hino Nacional «A Portuguesa» com a autora e com o músico. 
Érica S. 

Eu adorei conhecer pessoalmente a premiada escritora Luísa Ducla Soares. Ela foi extremamente simpática com todos os presentes. Falou-nos um pouco da sua vida pessoal e respondeu de forma muito clara a todas as questões levantadas pelos alunos. Também o músico Daniel Completo foi muito agradável, acompanhado com a sua guitarra os poemas do livro “Reis, Rainhas, Príncipes e  Princesas”. Por fim, ela brindou-nos com um caloroso abraço.
Carolina C. 

 Existem poucas palavras que conseguem descrever aquele momento passado com Luísa Ducla Soares, porque é uma autora diferente das outras.
A escritora contou a sua emocionante vida, como recebeu os seus prémios e como conheceu o grande escritor José Saramago (que a ajudou, quando os seus trabalhos foram censurados). De seguida, Daniel Completo musicou um dos poemas da escritora. Enquanto fazíamos às nossas perguntas, fiquei espantado por saber que, apesar da sua mãe não querer, ela continuou a escrever. Aprendi muito sobre a escritora.
 João P. 

Um momento divertido, acolhedor e sobretudo educativo.
O encontro com a escritora Luísa Ducla Soares e o músico Daniel Completo foi do meu verdadeiro agrado, porque aprendi muito com as respostas da autora às nossas perguntas, principalmente a do motivo da recusa do Grande Prémio da Literatura Infantil, onde disse que foi por causa do Estado Novo ter encerrado a Casa dos Escritores, devido à entrega de um prémio destes a um escritor angolano que não era do agrado da ditadura.
Diverti-me a cantar os poemas da escritora que foram musicados por Daniel Completo e, ainda por mais fui acolhido com abraços pela autora. Também fiquei muito agradecido por ela ter autografado o meu livro «O Rapaz e o Robô».
Duarte B.

Eu gostei de conhecer a escritora Luísa Ducla Soares. Foi divertido cantar com Daniel Completo. Eu não estava à espera do que assisti.  Aprendi mais algumas informações sobre a vida da escritora Luísa Ducla Soares e ela explicou porque recusou um dos prémios. 
Pensei que a escritora fosse mais frágil e cansada por causa da idade, mas  mostrou-se com muita energia.
No fim os alunos foram dar um abraço e eu gostei disso!
Iúri A. 

No dia 17 de outubro de 2019, o 6.º ano da EBS do Vale Âncora teve um encontro com a escritora Luísa Ducla Soares e o músico Daniel Completo.
Antes do encontro com autora, falamos sobre a sua vida, estudamos alguns dos seus poemas e um dos seus contos, pesquisamos e escrevemos a sua biografia.
Quando conheci Luísa Ducla Soares fiquei muito satisfeito porque estava a ver com os meus próprios olhos uma escritora famosa!
Houve alunos que fizeram perguntas à Luísa Ducla Soares, outros declamaram poemas e alguns pediram autógrafos.
Gostei muito do encontro com Luísa, especialmente do seu abraço.
Tomás D. 

No dia 17 de outubro de 2019, os alunos do 6º ano da EBS do Vale do Âncora, foram conhecer a escritora Luísa Ducla Soares.
Neste encontro, eu senti várias emoções, como euforia por cantar alguns dos poemas que estudamos nas aulas ao som da viola de Daniel Completo e felicidade por conhecer uma escritora famosa. Eu percebi porque se deve incentivar todo o género de pessoas a ler e a escrever. Eu adorei conhecer a escritora e de cantar com o artista.
Achei esta escritora uma pessoa muito carinhosa e amável, o que me fez gostar muito deste encontro.
Martim F.

Eu gostei bastante do encontro com a escritora Luísa Ducla Soares.
Ela foi muito simpática connosco e falou-nos sobre si, a sua vida e a sua obra. Aprendemos que ler pode ser divertido e é sempre importante.
Gostei, principalmente, de ouvir os poemas da escritora Luísa Ducla Soares cantados por Daniel Completo.
As duas perguntas que mais me interessaram foram se as pais a apoiaram e porque recusou um prémio, antes do dia 25 de Abril. E mostrou que era corajosa!
Afonso L.

Eu amei conhecer a autora Luísa Ducla Soares!
Estava um pouco ansioso pois a primeira vez que conhecia uma escritora tão famosa.
Eu gostei muito do encontro com a escritora, porque falou sobre o livro « O Rapaz e o Robô», que eu requisitei na biblioteca, e adorei ouvir o Daniel Completo a tocar e a cantar.
Também aprendi mais algumas histórias sobre a vida da escritora.
Horácio G.

Neste dia tão especial, fui conhecer, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários, a escritora Luísa Ducla Soares. Ela pareceu-me simpática e feliz por se encontrar com tantas crianças que a apreciam.
Ouvimos poemas musicados por Daniel Completo e fizemos perguntas à escritora, pelo que obtivemos algumas informações bastante interessantes, como por exemplo, quando ela começou a escrever, que o pai a tinha apoiado mas, pelo contrário, a mãe queria que ela fosse uma rapariga como as outras (muito bem vestida, sempre no seu melhor) e que era melhor estudar do que andar a escrever livros. Aprendi que mesmo não tendo o apoio necessário, tenho de seguir sempre em frente e nunca desistir dos meus sonhos, pois grandes vitórias exigem grande dedicação.
Por fim, a autora ainda nos presenteou a todos com um belo abraço. Com certeza, nunca nos iremos esquecer!

Francisco M.




Sem comentários:

Enviar um comentário