quinta-feira, 14 de novembro de 2019

30 anos da Queda do Muro de Berlim

No dia 7 de novembro de 2019, as turmas do 9.º A e 9.º B da nossa escola celebraram os trinta anos da queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, símbolo da Guerra fria.
Nas palavras de Milan Kundera (um dos mais famosos escritores da Europa do sé. XX), a Europa raptada escolheu em liberdade o caminho da democracia e da integração europeia.
Para compreender as relações entre o passado e o presente, as turmas descobriram, com o apoio do seu professor de História, J. C. Loureiro, as consequências sociais, políticas e humanas dessa divisão da Alemanha, que tanto marcou a história da Europa, assim como a importância da defesa da liberdade e a necessidade de derrubar outros"muros" que, entretanto, já se ergueram de novo.
Orientados pelos seus professores de História e de  Ed. Visual, J. Freiria, e ainda com a colaboração do professor de Artes Visuais, F. Borlido, os alunos das duas turmas assinalaram de forma original os trinta anos da queda do Muro de Berlim com a recriação plástica do muro, nos espaços da escola. Essa intervenção permitiu ainda o envolvimento da comunidade escolar nessa celebração.



Sem comentários:

Enviar um comentário