terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Ler mais ... escrever melhor

A Biblioteca Escolar da nossa escola iniciou este ano letivo tão peculiar (em contexto de pandemia e regras sanitárias) com um novo projeto Ler mais … escrever melhor, apoiado pela RBE.

 Este projeto assenta na articulação e no trabalho colaborativo entre a BE e o trabalho pedagógico na disciplina e área de Português e Cidadania e, ainda, em contexto dos DAC, domínios de autonomia curricular.

Os recursos disponíveis e as estratégias delineadas do projeto visam essencialmente a promoção da leitura efetiva, da produção escrita e da interação oral dos alunos, sempre orientados e apoiados pelos seus professores e pela Equipa da BE.

No primeiro período, os primeiros envolvidos foram os alunos de sexto ano, turmas A e B, orientados pela respetiva professora de Português, Paula Castro, e apoiados pela Equipa da BE que, a partir da atividade A Arca dos Livros, realizaram diversas tarefas. Esta arca composta por obras e documentos diversos da BE esteve, continuamente, à livre disposição dos alunos para desenvolver as três modalidades de intervenção (leitura, escrita e oralidade).


Os alunos iniciaram o seu trabalho com momentos efetivos de leitura, autónoma, orientada e partilhada, complementados por uma tarefa de expressão escrita com registo autónomo de informação relevante sobre as diversas obras lidas, que sustentou a apresentação oral de cada um à turma. Para finalizar, os alunos produziram o texto final, dando conta da sua experiência de volta ao mundo dos livros e do prazer de ler e  à prática da escrita e da oralidade. 

Parabéns a todos pelo forte empenho e pela entusiástica participação!

Grande parte dos trabalhos das turmas participantes encontram-se publicados no blogue:

https://bibvaledoancora.blogspot.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário