quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Outono em Festa!



Durante a última semana de outubro, os alunos celebraram o outono, a época de colheitas e o reavivar de costumes ancestrais. Realizaram várias atividades centradas na planta rainha desse mês (sobretudo no seu fruto), a abóbora. O desenvolvimento deste projeto resultou da articulação curricular e do trabalho colaborativo entre a BE e os professores de Português, Ciências Naturais, Educação Especial, EMRC, Inglês e Apoio ao Estudo com turmas e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, valorizando assim os saberes e as experiências de todos. 

Nas aulas de Ciências Naturais, com o apoio dos seus professores,  Eugénia C. e  Isidoro R., as turmas do 2.º ciclo tiveram oportunidade de desenvolver uma metodologia experimental com a experiência de deteção de amido nos alimentos, nomeadamente na abóbora, na batata e no nabo, a partir da observação da reação do iodo ao amido. Os alunos de 6.º ano verificaram, ainda, a importância da abóbora na Dieta Mediterrânea e o seu contributo para uma alimentação completa, equilibrada e variada. Nas aulas de Matemática, as abóboras moranga e outras variedades envolveram-se em problemas e os alunos souberam encontrar soluções!




 As Três Abóboras (adaptada da obra Teatro às três pancadas de António Torrado), com o apoio precioso do aluno Duarte F. e do seu professor de AVD, prof. Álvaro A. para a confeção da abóbora milagreira. Todos os alunos da turma dedicaram-se à memorização do texto dramático e aos ensaios, com muito empenho, e conseguiram apresentar a peça a todas as turmas do 4.º, 5.º e 6.º anos e respetivos professores, que se mostraram deliciados com a representação. A dramatização deste conto trouxe, para esta celebração, o prazer de ver e ouvir histórias antigas e universais da tradição oral que atravessam gerações.
A turma do 6.º D, desafiados pela sua professora de Português Paula C. e pela PB, prepararam a  dramatização da peça


Na BE, os alunos do 6.º ano responderam, com o apoio da Equipa da BE, a perguntas sobre a origem da abóbora, as variedades conhecidas e consumidas em Portugal e a sua ligação à festa do Hallowe'en, no âmbito da literacia da informação, a partir da leitura, seleção e registo de informações essenciais dos documentos expostos na BE sobre essa planta.

Os alunos e professores de educação especial trouxeram para a comunidade escolar a confeção do famoso doce de abóbora e o jogo da Horta das Abóboras que conheceu muito sucesso e levou muitos alunos da escola a participar durante os seus intervalos.


Sem comentários:

Enviar um comentário