quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ler mais... escrever melhor

Este ano letivo, os primeiros envolvidos (dos alunos mais novos da nossa escola) no projeto apoiado pela RBE, Ler mais… escrever melhor, foram os alunos do quarto ano, as turmas A e B, apoiados pelas suas professoras titulares, prof.ª Clementina e prof.ª Sara, e ainda pela Equipa da BE. A partir de momentos efetivos de leitura partilhada, autónoma e orientada da obra "A Menina do Mar" de Sophia de M. B. Andresen, os alunos descobriram a história de uma amizade extraordinária entre as duas principais personagens do conto, o rapaz e a Menina do Mar, e as suas surpreendentes aventuras.

Inspirando-se na carta dirigida à famosa personagem Pinóquio da obra "Cartas aos Heróis" de José Jorge Letria, os alunos complementaram o seu trabalho de leitura com uma tarefa de expressão escrita. Redigiram uma carta a um dos principais protagonistas do conto à sua escolha, à Menina do Mar ou ao seu novo amigo, o rapaz.

A BE contou também, neste primeiro período, com a participação da turma do 7.º B e da sua professora de Português, prof.ª Aldina. Os alunos produziram um texto de características argumentativas sobre uma temática bem atual, o impacto da Internet e das redes sociais na nossa sociedade.

Parabéns a todos pela vossa participação!


Alguns dos trabalhos produzidos já se encontram publicados no blogue dedicado exclusivamente ao projeto:

https://bibvaledoancora.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário