quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Literacia da Informação: Centenário da Elevação a Vila de Vila Praia de Âncora

 

@Vila Praia de Âncora, um olhar sobre as ruas onde moramos


As turmas do quarto ano acompanhadas pelas suas professoras titulares - prof.ª Deolinda e prof.ª Marília - e prof.ª Idalina,  reuniram-se na BE, no 15 de novembro, para mais uma sessão de trabalho relacionada sobre a toponímia e o código postal.
Para esclarecer os alunos, a BE recebeu um funcionário dos CTT, responsável pela distribuição da correspondência pelos domicílios, o Sr. João (carteiro de profissão). 
  • CTT:  sigla de Correios, Telégrafos e Telefones que foi alterada atualmente para Correios de Portugal
O Sr. João informou os participantes sobre a criação e os objetivos do código postal. Em 1976, foi criado um primeiro sistema de código postal nacional, com a introdução dos primeiros 4 dígitos. Em 1994, foram introduzidos os três dígitos suplementares para facilitar a identificação dos concelhos dos destinatários da correspondência, permitindo ultrapassar problemas de endereçamento e toponímia.

Código postal

Explicitou ainda como funciona a seleção de correio, a distribuição das cartas, correspondência e encomendas postais. “Há, no edifício dos correios em Caminha, uma máquina que separa alguma correspondência através da leitura dos códigos postais que vem do Centro de Tratamento. Depois é necessário separar manualmente o correio consoante os giros e a ordem de entrega. Cada carteiro prepara o próprio giro, faz os maços consoante o percurso e dá início à distribuição. No regresso, temos de prestar contas do correio distribuído e do que voltou para trás.”

Concluiu ao destacar a importância da componente humana e afetiva da sua profissão “o carteiro quando está a realizar o seu trabalho na entrega da correspondência, leva às pessoas, um sentimento de cidadania, de pertencimento e de inclusão social. Muitas pessoas cumprimentam-me alegremente e brincam ao receber as correspondências. Ao longo da minha vida como carteiro estabeleci um forte o laço de empatia com a população.”

A prof.ª Deolinda agradeceu, em nome de todos, o Sr. João e todos os carteiros que percorrem as nossas ruas, esteja ou não bom tempo, a pé ou em veículo motorizado, e sempre com um sorriso.

Profissão carteiro

Para saber mais sobre o código postal, fazer a ligação a CTT.

Sem comentários:

Enviar um comentário